Servidores estaduais participam de seminário voltado para o combate e a prevenção ao assédio moral e à discriminação

O evento trouxe como tema “Diga Não ao Assédio e à Discriminação: Promovendo a Ética e o Respeito no Trabalho”

Na última quarta-feira (13), os servidores do Estado do Ceará participaram de mais uma ação em alusão ao Mês do Servidor Público: o Seminário de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação. Com o tema “Diga Não ao Assédio e à Discriminação: Promovendo a Ética e o Respeito no Trabalho”, o evento reuniu cerca de 105 profissionais de diversos órgãos e entidades para discutir temas fundamentais na construção de um ambiente de trabalho mais seguro, ético e inclusivo.

O seminário foi promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) em parceria com a Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), trouxe os painéis Prevenção ao Assédio e à Discriminação e Fortalecimento do Bem-Estar no Trabalho.

Responsável pela organização do Seminário, o presidente da Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Marcelo Monteiro, ressaltou a importância do evento.

“O seminário buscou trazer reflexões sobre o assédio e a discriminação, mas abordou também a necessidade de uma Comunicação Não-Violenta, a construção de um ambiente de segurança psicológica e o aperfeiçoamento da comunicação para uma qualidade de vida efetiva. Além das normas e leis, é importante que se fale de pessoas, de vidas que podem ser profundamente impactadas pelas atitudes daqueles com quem dividem o ambiente de trabalho.

O objetivo principal é criar uma cultura de respeito, empatia, compaixão e cuidado mútuo, onde cada pessoa, sem exceção, possa sentir-se verdadeiramente valorizada, ouvida e acolhida”, frisou.

O Seminário de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação reforçou o compromisso do Governo do Estado do Ceará em cultivar uma cultura organizacional baseada no respeito e na valorização humana. O material utilizado nas apresentações está disponível no site da CGE, na página de Eventos.

Fonte

CGE-CE