Nós perguntamos às crianças:

Por que você confia no Brasil?

Porque a mamãe e o papai ficam muito comigo.

Ana, 4 anos.

Pois é, Ana, a Dinamarca é o país mais íntegro do mundo e por lá as mães e os pais possuem licenças maternidade e paternidade remuneradas por 52 semanas. As licenças 52 são cobertas pelo governo, embora nem sempre com o salário integral. As mães têm um total de 18 semanas de licença-maternidade – quatro antes do nascimento e 14 depois, todas com pagamento total. Durante este período, o pai também pode tirar duas semanas consecutivas e depois, ambos podem dividir 32 semanas adicionais como preferirem.

Porque é o país que eu moro e na copa assim, ele é muito bom, porque tipo tem o Richarlyson, o Neymar, o Casemiro, vários jogadores bons. Ah, o Brasil é muito legal.

Dante, 8 anos.

O esporte é um ponto muito importante para um país mesmo, Dante. Nós sabemos que o incentivo ao esporte e a diversos atletas transformam a vida de várias famílias e dos próprios jovens, como transformou a do Neymar, do Richarlyson e do Casemiro. Sendo assim, o país que mais incentiva o esporte o Estados Unidos também possui um IPC de 67, bem mais elevado do que o do Brasil, que é de 38.

Porque eu tenho amigos e brinco na praça.

Sofia, 5 anos.

É isto mesmo, Sofia, um país que tem baixos índices de corrupção também costumam ser mais seguros. A Nova Zelândia, por exemplo, tem uma nota de 88 em 100 no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional e, segundo o Índice Global da Paz é o segundo país mais seguro do mundo.

Porque é um país muito alegre e as pessoas são muito felizes.

Ravi, 11 anos.

Faz sentido, Ravi, os países mais felizes do mundo também possuem o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) elevados. Segundo o Relatório Mundial da Felicidade, a Finlândia, Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda são os países mais felizes do mundo e estão no TOP 15 do IPC.

Quem vai construir o nosso futuro já nos mostrou que confia no Brasil. E você, que está fazendo o agora, confia?

Confie para uma sociedade mais justa e democrática!

Com a palavra quem conhece do assunto

Um olhar para fora e a certeza de que a confiança é parte fundamental no processo de construção de uma sociedade.

Há muitos anos, a Dinamarca está em primeiro lugar no Ranking mundial dos países mais íntegros do mundo, segundo a Transparência Internacional. No mesmo estudo é calculada a percepção da corrupção na sociedade, o que coloca o país na posição de menos corrupto do mundo por diversas vezes. O mais interessante a ser observado, para quem sabe um dia conseguirmos alcançar esta posição, é o que é feito para se obter bons resultados. A resposta é a CONFIANÇA. Pensando nisto, o Conaci lançou a campanha “#tônocontrole”,ressaltando a importância de se confiar e participar dos processos decisórios de nosso país para evolução da sociedade.

A confiança no futuro

O Conaci perguntou a diversas crianças porque confiam no Brasil. As respostas, com toda pureza inerente da fase, nos ensinam muito. Respostas simples, mas possíveis de serem relacionadas com os principais índices de percepção para uma sociedade justa, fraterna e ética. Afelicidade, a segurança, a educação e o lazerforam relacionados com estudos que mostram como a simplicidade de quem será o nosso futuro faz sentido.

O exemplo de quem faz acontecer

Reunimos referências do Controle Interno brasileiro para levar ao nosso públicoa visão desses indivíduos sobre as melhores formas para mitigar a corrupção. Com os rostos estampados em nossas peças, e reflexões objetivas sobre as melhores práticas para tornarmos nossa sociedade menos corrupta,as pessoas envolvidas na campanha expõem seus pensamentos.

Ações

A campanha se fará presente em todos os eventos do Conaci, além de ter como importantes parceiros instituições e órgãos de controle no país. Este hotsiteé dedicado a explicar todo o contexto da ação, e o material disponível aqui é também impulsionado em todas as redes e mídias programáticas para o público-alvo.

Participe e compartilhe essa ideia! Seu engajamento faz a diferença.

Entre em contato

Fale com a coordenação da campanha e saiba como participar!