Representante da CGE-MS viaja para validar nível 2, do IA-CM, da Auditoria-Geral do Estado da Bahia

Representando a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), a auditora Carla Guimarães da Silva e Sousa, estará em Salvador (BA), no período de 4 a 7 de março, com a missão de validar a Auditoria-Geral do Estado da Bahia para o nível 2 do IA-CM.

O IA-CM, também conhecido como Modelo de Capacidade de Controle Interno, é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos integrantes do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial.

Carla e o auditor da Controladoria-Geral de Belo Horizonte, Renato Marciano da Silva, terão a responsabilidade de avaliar e validar toda a documentação exigida para a possível conquista da instituição baiana.

Em 2023, a servidora da CGE-MS junto com outros auditores do Brasil, participou do projeto de “Realização da auto avaliação do IA-CM com validação externa no âmbito dos órgãos do Conaci”.

De acordo com ela, “quem esteve presente nas aulas aprendeu as ferramentas necessárias para conseguir identificar os pontos de melhorias, se houver necessidade, e de qualificar as instituições do País que estão em busca desse reconhecimento não só dos serviços oferecidos, mas também da credibilidade, do reconhecimento e da responsabilidade desse mérito”, afirma.

No cenário brasileiro, apenas as controladorias dos estados de Minas Gerais e de Goiás, do município de Belo Horizonte, além da Controladoria-Geral da União já alcançaram o nível 2 do Modelo de Capacidade.

 

Entre as vantagens da obtenção dos níveis exigidos pelo IA-CM estão: a mudança de cultura da organização, o aumento da produtividade e padronização de procedimentos; melhor diálogo com outros órgãos de controle; a ampliação do grau de confiança da sociedade no processo de tomada de decisões e também da qualidade dos relatórios de auditoria, gerando maior segurança para os gestores.

Em tempo, é importante ressaltar que a CGE de Mato Grosso do Sul deve conseguir o nível 2, do IA-CM, ainda neste semestre. Em abril, auditoras do Ceará e de Minas Gerais visitarão a instituição para validar todas as documentações.

Após as validações feitas pelas visitas técnicas dos auditores, os mesmos precisam elaborar um relatório detalhado conforme as exigências legais e encaminhar o documento para o Conaci. Em seguida, as equipes do Conselho e do Banco Mundial avaliam todas as informações apresentadas para selarem a validação do novo nível alcançado.

Fonte:

Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE-MS