Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Confira o Relatório de Gestão do biênio 2022-2023 do Conaci
“Encerrar uma gestão não é o fim, mas sim o começo de um novo capítulo. É a chance de construir sobre as conquistas passadas e de se preparar para os desafios que o futuro trará”. Foi assim que a presidência do biênio 2022-2023 do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) finalizou sua palavra na apresentação do Relatório de Gestão.
A diretoria foi composta pelo presidente, Rodrigo Fontenelle, pelo 1º vice-presidente (jan 2022 – jun 2023), Francisco Netto, pelo 1º (jan 2022 – jun 2023) e 2º vice (jun 2023 – dez 2023), Edmar Camata, pela 2ª vice (jun 2023 – dez 2023), Erika Lacet, e pela secretária-executiva, Débora Severino.
Ao longo dos últimos 2 anos, o Conaci cresceu muito, em termos profissionais e pessoais, foi criada uma nova cultura no Controle Interno brasileiro. O Conaci esteve de olho na gestão municipal do país e entregou o Diagnóstico Nacional de Controle Interno para Munícipios. Outro tema importante para esta Gestão é o ESG. Ambiental, Social e Governança foram assuntos recorrentes tanto nos eventos quanto nas ações. Além disso, foi lançado, em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, dois Guias de Transparência Ativa voltado para o meio ambiente e o curso “Controle Interno da Infraestrutura e Gestão Florestal”.
Pela primeira vez na história do Conselho, aconteceu um Encontro Nacional com 52% de mulheres palestrantes. Além disso, o livro “Mulheres no Controle – Tópicos de Controle Interno Sob o Olhar das Mulheres” foi lançado, dando mais voz as mulheres e esse é o um compromisso permanente da instituição. Conhecimento é uma palavra de ordem para o Conaci, foram entregues mais de 10 capacitações com as maiores referências nacionais em liderança, auditoria, licitações, políticas públicas, ética, equidade e gestão eficiente. E três Câmaras Técnicas, Lei Anticorrupção, IA-CM e Lei Geral de Proteção de Dados, foram instituídas no órgão. O objetivo é fortalecer a integração entre as controladorias e um debate mais qualificado das atribuições.
Para finalizar, a imagem institucional do Conselho foi desenvolvida, por meio do planejamento estratégico, novo site e o aumento do número de membros. Vale ressaltar ainda, a importância dada à transparência das contas e ações do órgão com publicações das atas, demonstrações contábeis e extratos com o saldo em caixa.
Como ressaltou o presidente desta gestão, “estamos celebrando o que foi exitoso, aprendendo com os desafios, comunicando tudo que foi feito, consolidando neste relatório todas as entregas e agradecendo a todos que fazem parte do Conaci por terem confiado esta missão”. O Relatório de Gestão do biênio 2022-2023 foi apresentado aos membros durante a 48ª Reunião Técnica do Conaci, em João Pessoa, Paraíba.
Apesar do sucesso, ainda não é o final. A diretoria de 2024-2025 tem muitos planos para continuar compartilhando informação e disseminando a política de Controle Interno para todo o Brasil.