Conaci assina memorando de entendimento com IACOP Pempal
O documento visa a colaboração das partes nos seguintes assuntos: auditoria interna, gestão de riscos e controle interno

Durante esta semana, 25 a 27, o presidente e ex-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata e Leonardo Ferraz, participaram da reunião do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning), em Viena, na Áustria. Na ocasião, o Conaci assinou um documento que firma a parceria entre a instituição e a Comunidade Prática de Auditoria Interna (IACOP) do Pempal. O objetivo é estabelecer uma estrutura de cooperação entre as partes, em áreas relacionadas à auditoria interna, gestão de riscos e controle interno para o setor público.
Segundo o presidente, “com essa parceria, estabelecemos uma estrutura de cooperação que permitirá a troca de boas práticas e o aprimoramento das metodologias em auditoria interna, gestão de riscos e controle interno. Esse alinhamento internacional contribui diretamente para a transparência, a eficiência e a integridade da administração pública, beneficiando toda a sociedade”.
Ferraz também ressaltou a importância deste acordo após longos anos de parceria. “Esse memorando é o coroamento de uma longa relação do Conaci com o Pempal. E o importante é deixar claro para todos da comunidade de controle interno no Brasil, que por meio desse instrumento, a gente vai poder desenvolver ações de capacitação em auditoria interna, eventos conjuntos, participação nos eventos que eles eventualmente fizerem, declarações conjuntas e comunicação eletrônica. Com esse instrumento formalizado, a gente vai ter muito mais flexibilidade para estreitar ainda mais os laços com essa importante comunidade mundial que lida com a temática de controle interno”.
Áreas e formas de cooperação
Colaboração: O Conaci e a IACOP compartilharão periodicamente percepções sobre os principais desenvolvimentos em auditoria interna, controle interno e campos relacionados em suas respectivas regiões. Isso permitirá que as partes se conectem com práticas de diferentes regiões e estejam informadas sobre os desenvolvimentos globais.
Declarações conjuntas: As partes podem expressar conjuntamente pontos de vista e opiniões sobre estruturas de referência globais de auditoria interna, desafios, boas práticas e outros tópicos relacionados.
Produtos de conhecimento: A IACOP fornecerá seus produtos de conhecimento relacionados a controle interno e auditoria para tradução e distribuição entre os membros do Conaci, sem necessidade de aprovação para cada uso (sem custo). O Conaci contribuirá para o desenvolvimento de produtos de conhecimento do IACOP, se confirmar o interesse e a competência na respectiva área.
Programas de treinamento em auditoria interna (conforme relevante): Ambas as partes colaborarão na criação e no fornecimento de programas de treinamento para auditores internos, com foco em boas práticas e tendências emergentes na auditoria do setor público.
Participação em eventos: Ambas as partes convidarão uma à outra para participar de eventos e atividades relevantes, incluindo conferências e workshops. As partes tentarão evitar limites para o número de participantes em eventos virtuais. Os membros da IACOP e do Conaci poderão participar de eventos presenciais ou virtuais sem custo, e palestrantes especialistas poderão ser fornecidos por qualquer uma das partes sem custo adicional.
Eventos conjuntos: As partes poderão organizar conferências conjuntas, mesas-redondas, workshops e outros eventos semelhantes, de acordo com os termos acordados separadamente para cada evento. Os fóruns e as mesas-redondas terão como objetivo facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais de auditoria interna de todas as regiões.
Programas de intercâmbio: As partes podem usar um programa formal de intercâmbio para profissionais de auditoria interna entre as duas organizações membros, o que pode envolver estágios de curto prazo ou visitas para compartilhamento de conhecimento, permitindo que os profissionais obtenham insights sobre as práticas uns dos outros e contribuam para a capacitação.
Comunicação eletrônica: As informações serão trocadas por meio eletrônico e outras formas de comunicação, incluindo o compartilhamento de links para sites e recursos relevantes.
Confira o memorando aqui: Memorando de Entendimentos Pempal Conaci
Sobre a reunião do Pempal e IACOP
Nos dois primeiros dias, a pauta do encontro foi “O Futuro da Gestão de Finanças Públicas: Alinhamento Estratégico e Soluções Inovadoras”. O objetivo foi explorar as tendências e ferramentas emergentes que moldarão o futuro da gestão de finanças públicas e desempenharão um papel central na Estratégia PEMPAL 2026-2030.
Já na reunião da IACOP, o principal assunto tratou do papel moderno da auditoria interna: estrutura de competências e metodologia. Além de ter sido assinado o memorando de entendimento com a comunidade. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do IACOP.
Sobre o Pempal
A Rede de Aprendizagem sobre Gestão de Despesas Públicas Feita por Meio dos Próprios Pares (PEMPAL) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de controle interno, auditoria interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A fim de disseminar informações sobre as boas práticas de gestão e aplicabilidade, o PEMPAL é dividido em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (BCOP), Auditoria Interna (IACOP) e Finanças (TCOP). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do IACOP.
Materiais traduzidos do Pempal
O Pempal autorizou o Conaci a traduzir e disponibilizar nove manuais de grande importância para o controle interno em seu site. Entre eles, materiais sobre Auditoria Interna, avaliação da eficácia do Controle Interno e Indicadores-Chave de Desempenho (Kpis).
Confira os materiais em nosso site: https://conaci.org.br/pempal/