Pernambuco: SCGE realiza 1º Encontro de Ouvidorias

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) reuniu, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, em sua sede, todas as unidades de ouvidoria vinculadas à Rede de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual. No encontro, capitaneado pelo controlador geral do Estado, Rodrigo Gayger Amaro, e pela diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade, foi abordada a nova estrutura de gestão da Rede de Ouvidorias, bem como as diretrizes para as unidades em 2015.

“Com essa mudança, procuramos aumentar a amplitude da nossa atuação, dando mais status para essa função que entendemos ser capaz de fazer com que o cidadão se sinta ouvido. É uma ponte importante para que a administração pública exerça a autocrítica necessária para aperfeiçoar a gestão. Temos exemplos claros da melhoria da gestão, através dos desdobramentos desse trabalho”, disse o controlador geral do Estado, Rodrigo Amaro. Sobre as novas políticas de fomento ao controle social, que visam estimular a participação da sociedade na gestão pública, um dos focos prioritários do governador Paulo Câmara, o controlador pontou que “devemos fazer com que o trabalho das ouvidorias tenha um tratamento estratégico tanto pelo dirigente de cada órgão, quanto pela própria equipe de ouvidoria, a fim de melhorar a qualidade da informação e do reporte que é feito”, completou.

Entre os desafios elencados para 2015, o de maior relevo é o aperfeiçoamento do conjunto de ferramentas disponíveis e o posicionamento estratégico das ouvidorias na gestão pública para que, por meio das manifestações, seja possível produzir informações para a tomada de decisão. “Somente com essa postura proativa será possível garantir a manutenção e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, expandindo a Rede de Ouvidores para que o controle social seja exercido de uma forma mais ampla, em todas as dimensões de atuação no Estado de Pernambuco”, finalizou.

Na nova estrutura de gestão das ouvidorias, a Diretoria de Ouvidoria e Controle Social (DOCS), é composta por cinco coordenações: da Rede de Ouvidorias; de Apoio às Ações de Ouvidoria e Controle Social; de Atendimento ao Cidadão; de Transparência da Gestão; e de Ações de Fomento ao Controle Social. Esta última, criada com a remodelação do organograma da casa, tem o papel de disseminar a cultura de controle, propondo programas e projetos que incentivem a sociedade a usar as ferramentas de transparência, manifestar suas demandas e participar de forma ativa da gestão pública.

“A antiga gerência de ouvidoria se tornou Diretoria de Ouvidoria e Controle Social, agregando em uma única unidade a gestão da ouvidoria, da transparência e a proposição de ações de fomento ao controle social. Uma aliança estratégica, que visa potencializar a participação do cidadão dentro da gestão pública”, disse a diretora da pasta, Elisa Andrade. Ainda segundo ela, este primeiro encontro simbolizou um novo momento para Rede que passa a ter um novo posicionamento estratégico dentro do Governo. “Precisamos atuar para humanizar ainda mais o relacionamento entre o cidadão e o poder público e, ao mesmo tempo, buscar alternativas que possam, sem comprometer a imparcialidade, auxiliar no processo de governança voltado para a ampliação da qualidade dos serviços e a perenidade das organizações”, argumentou ela.

Premiação – Para além da necessidade de planejar, o encontro também foi de celebração com a entrega de três menções honrosas às ouvidorias da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel), da Secretaria de Administração (SAD) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Esse prêmio é a coroação de um trabalho no qual estamos envolvidos desde 2006 e no qual nós acreditamos. Vemos o reconhecimento do Estado pelo esforço empenhado e estamos todos comprometidos com a manutenção de uma Ouvidoria que funcione enquanto instrumento de participação popular na gestão pública”, disse Déa Lúcia Guimarães Sales, ouvidora da SAD.

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