AGE-MT respondeu a mais de mil perguntas de servidores pela internet nos últimos três anos

Em três anos, a Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) respondeu a mais de mil questionamentos de servidores públicos estaduais pela internet, por meio do canal “Pergunte à AGE”. Proporcionalmente, são cerca de seis questionamentos por dia, desde 2011, quando o canal começou a funcionar.

Entre as áreas mais procuradas estão: financeiro, aquisições, contratos, contabilidade e gestão de pessoas. Quanto às principais dúvidas: adesão à ata de registro de preços, concessão de diárias e acumulação de cargo público.

O canal é um espaço reservado a servidores públicos estaduais e demais interessados para solicitação de orientações e esclarecimentos sobre assuntos relacionados aos processos de gestão do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. É destinado a questões de entendimentos pacíficos no âmbito da AGE-MT.

A superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle (SDC) da AGE-MT, Kristianne Marques Dias, afirma que o produto possibilitou a proximidade com o usuário pela rapidez e fundamentação da resposta dada pelo auditor.

O secretário-auditor Geral do Estado, José Alves Pereira Filho, explica que este canal reforça a atuação orientativa do órgão coordenador do controle interno do Poder Executivo. “Os questionamentos feitos por meio do canal ‘Pergunte à AGE’ são respondidos diretamente no e-mail do interessado”, observa.

Algumas demandas registradas no “Pergunte à AGE” resultam em Orientações Técnicas de caráter geral aos órgãos e às entidades do Governo do Estado. “Às vezes, é uma pergunta para determinado órgão, porém a resposta abrange a todos”, afirma a técnica da área Instrumental do Governo, Silvania Regina, da SDC.

O canal foi aprovado por 81,25% dos usuários em 2013, segundo enquete realizada no portal da AGE (www.auditoria.mt.gov.br).

PRAZO DE RESPOSTA

O prazo para envio da resposta ao solicitante é de até dois dias úteis, contados da data do recebimento da pergunta. Entretanto, tal prazo pode ser ampliado de acordo com a complexidade do questionamento formulado. Nessa hipótese, o solicitante é informado, via e-mail, do novo prazo para a resposta.

No caso de perguntas consideradas pela equipe responsável como de alta complexidade ou quando há a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de parecer de auditoria.

O canal “Pergunte à AGE” está disponível no site www.auditoria.mt.gov.br, no menu lateral esquerdo “Fale Conosco”.

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