Fortaleza, 03 de outubro de 2025

CGM Fortaleza acompanha auditoria independente acerca do controle de bens móveis

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) acompanhou ativamente a visita técnica realizada na última quinta-feira (02/10) pela auditoria independente da Russell Bedford, empresa especializada em auditoria e consultoria, com o objetivo de verificar a gestão patrimonial dos bens móveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação faz parte do processo de auditoria que está sendo realizado no âmbito da Prefeitura nos processos de folha de pagamento, gestão patrimonial, contratações públicas, tecnologia da informação e comunicação, além da execução orçamentária e controle financeiro.

As visitas ocorreram em seis unidades da SMS, selecionadas por amostragem, abrangendo desde o Almoxarifado Central da SMS, no bairro Cajazeiras, até a Secretaria Municipal da Saúde, no Centro. As demais unidades visitadas incluíram a UPA Jangurussu, o Centro de Zoonoses da Maraponga, o Hospital da Mulher de Fortaleza (Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann), no Demócrito Rocha, e o SAMU, no Montese. A escolha desses locais teve como foco avaliar a conformidade dos processos de gestão patrimonial em diferentes setores da saúde pública.

A auditoria independente é uma ferramenta fundamental para assegurar a legalidade na aplicação dos recursos públicos, prevenir irregularidades e aprimorar os processos internos. Além disso, fortalece a governança e aumenta a credibilidade da gestão municipal perante a sociedade. Os resultados dessa ação contribuirão diretamente para a otimização da gestão patrimonial dos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Fortaleza, garantindo, assim, maior eficiência no uso do patrimônio público.

Após a conclusão dos exames, a equipe de auditoria Russell Bedford consolidará um relatório técnico com os apontamentos e recomendações. As unidades auditadas receberão orientações para corrigir eventuais falhas e implementar melhorias nos controles internos.

Para o auditor e supervisor de controle interno e riscos da Russell Bedford, Lucas Barbosa, a visita está inserida dentro da programação da atividade de auditoria. “Nossa visita técnica às unidades de saúde e ao almoxarifado da SMS teve como objetivo principal avaliar o inventário físico das amostras de bens móveis e estoques, confrontando os registros sistêmicos com a realidade encontrada in loco. Este trabalho é fundamental para validar a integridade dos relatórios existentes e garantir que todos os bens públicos estejam devidamente contabilizados e preservados. Ao identificar eventuais divergências, proporcionamos à Prefeitura subsídios concretos para o aprimoramento dos controles internos, reforçando assim os pilares de uma gestão patrimonial mais eficiente, transparente e responsável pelos órgãos e entidades municipais”, evidenciou Lucas.

A coordenadora de Auditoria da CGM, Mônica Ribeiro, destacou o papel estratégico da auditoria independente no fortalecimento da gestão pública. “Essa ação desenvolvida pela Russell Bedford representa um importante mecanismo de avaliação independente, que traz transparência e confiabilidade aos processos de gestão patrimonial. Ao verificarmos a existência e conservação dos bens móveis, não apenas identificamos oportunidades de melhoria nos controles internos, mas principalmente garantimos que os recursos públicos estejam sendo geridos com a devida responsabilidade. As recomendações elaboradas têm como objetivo principal institucionalizar boas práticas, assegurando que o patrimônio da cidade seja preservado e utilizado em benefício de toda a população da Capital”, ressaltou.

Sobre a Russell Bedford
Com presença em mais de 110 países e uma equipe profissionais, a Russell Bedford estabeleceu-se como uma das principais redes globais de auditoria e consultoria. Fundada em Londres em 1983, a empresa mantém padrões internacionais de qualidade em serviços que vão desde auditoria independente até consultoria estratégica para negócios. No Brasil há 15 anos, a Russell Bedford já atendeu mais de 700 clientes nos setores público e privado, desenvolvendo expertise em adaptar suas soluções às necessidades locais sem comprometer os padrões globais. Sua atuação é guiada pelos mais rigorosos critérios de compliance e melhores práticas de mercado, com especial atenção para gestão de riscos, governança corporativa e processos de controle interno.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.