Goiás, 26 de setembro de 2025

Protagonismo estudantil e saúde mental marcam tarde do segundo dia do XXI Enci

A programação da tarde de quinta-feira (26/9) do XXI Enci foi aberta com a premiação do programa Estudantes em Movimento, iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com as controladorias-gerais dos estados e municípios e suas respectivas secretarias de educação.

Inspirado no Programa Estudantes de Atitude, implementado em Goiás pela CGE em 2019, o objetivo é fortalecer a cidadania ativa entre estudantes da rede pública, promovendo integridade, transparência, controle social e auditoria cívica nas escolas.

A entrega aos estudantes das escolas vencedoras foi feita pelo presidente do Conaci, Edmar Camata; pela coordenadora do projeto, Victória Vilvert; e pelo secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade. “A experiência acumulada em Goiás comprova o potencial transformador dessa iniciativa e aqui o projeto ganhou dimensões muito grandes”, observou o secretário-chefe, informando que quase 900 escolas da rede pública estadual participam atualmente da edição 2025 do projeto em Goiás, um recorde histórico.

“Esse foi um dos projetos mais emocionantes que participei. Quando visitamos as escolas vimos servidores, professores, diretores e alunos envolvidos. E percebemos que nosso desejo de plantar sementes a partir de boas práticas dá muito certo”, confirmou a coordenadora da versão nacional do programa, Victória Vilvert.

Subiram ao palco para receber o prêmio, estudantes e mentores da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no sertão de Pernambuco; e da Escola Municipal Amador Aguiar, do distrito de Itacolomi, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. “Através do projeto conseguimos ver a importância que temos na sociedade e o poder que nossa voz tem”, resumiu Jéssica, estudante mineira, representando os alunos.

O Conaci ainda incentivou jornalistas a colaborarem com o projeto, divulgando as auditorias cívicas em escolas, prefeituras e estados. Nesta categoria, a vencedora foi a jornalista da CBN de Pernambuco, Maria Luna, que participou virtualmente da premiação.

Detecção de fraudes e Lei Anticorrupção

Ao final da premiação do programa de Participação Cidadã, o coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticoarrupção do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial da SECONT/ES, Alexandre Falcão, abriu o painel ‘Técnicas de Detecção de Fraudes e Aplicação da Lei Anticorrupção’. Ele dividiu o palco com o diretor de Investigações e Operações Especiais da CGU, Fabian Maia.

Mais uma vez contribuindo com a programação do encontro, a CGE-GO apresentou o case ‘1ª Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) do Estado de Goiás’. O superintendente da Controladoria Especializada em Ações Especiais e Inteligência da CGE-GO, Robinson Vaz, explicou aos participantes a necessidade da CGE em otimizar o monitoramento das compras do Estado de Goiás, garantindo que os órgãos atendessem aos requisitos estabelecidos para o processo de compras. “Outra necessidade era que a Controladoria tivesse acesso a todo o conhecimento já produzido de forma automatizada e responsável”, completou.

A solução foi a utilização de Inteligência Artificial (IA) para o monitoramento das aquisições e, a partir disso, “iniciar a contratação para teste de soluções inovadoras, desenvolvidas ou a serem desenvolvidas, com ou sem risco tecnológico, personalizadas a partir de desafios públicos específicos”, detalhou Robinson. Tudo isso com embasamento na Lei Complementar nº 182/2021, Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador.

O segundo tema da tarde foi ‘ESG (práticas sustentáveis e de governança) e Auditoria: Referencial de Boas Práticas’. O painel foi dividido pela jornalista e pesquisadora, Júlia Bahia; pela consultora do Banco Mundial, Ana Marinho; pela líder da Divisão de Gênero da Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib), Florencia Difilippo; e pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Conaci, Luís Augusto Rocha.

Encerramento com enfoque na saúde mental

O XXI Enci foi encerrado com a palestra ‘Saúde Mental e a Pressão das Lideranças no Controle Interno’, ministrada pelo médico cancerologista, Drauzio Varella.

Drauzio fez uma reflexão de como a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação foram, aos poucos, ‘roubando’ o tempo das pessoas e, com ele, o pouco espaço livre que existia para se dedicar ao descanso e à família. “Isso fez com que a nossa atenção fosse dissipada no meio dessa confusão toda. O cérebro humano não tem capacidade para reunir tantas informações”, decretou.

Levando o tema para o Controle Interno, o médico lembrou que a atuação humana na atividade de Controle exige ainda lidar com elementos externos, o que aumenta a pressão sob seus atores. “Na profissão de vocês, não basta trabalhar. Existem metas e tarefas que dependem de aspectos econômicos, políticos e outros fatores que tiram o controle humano de algumas situações. Isso gera estresse e ansiedade porque você vai se cobrar e ser cobrado por cada resultado não atingido”, completou.

Para o médico, a saída para manter a saúde mental é uma só: priorizando o bem-estar, independentemente do tempo e conflitos cotidianos. Com bom humor, o médico recomenda aos pacientes “se virarem”, porque a solução está nas mãos de cada pessoa. “Quantos minutos do dia é possível tirar para praticar uma atividade física, fazer algo de que goste? É você quem pode decidir. Mas lembrando que o nosso bem mais importante é o nosso corpo. Sem ele, não existe pais, maridos, filhos, trabalho, nada. E se estiver muito difícil, procure ajuda”, finalizou se referindo aos cuidados psíquicos.

O XXI Encontro Nacional de Controle Interno será encerrado nesta sexta-feira com a realização da eleição da Diretoria-Geral e do Conselho Fiscal do Conaci para o biênio 2026/2027.

Confira as apresentações abaixo:

Apresentação Alexandre Falcão

Apresentação Fabian Maia

Apresentação Júlia Bahia

Apresentação Segib – Florencia

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.