CGM Fortaleza promove o I Fórum Municipal de Controle Interno com foco em integração e governança
Evento reuniu servidores e colaboradores para debater integração das macrofunções de controle e fortalecimento da governança na gestão pública municipal

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) realizou, na quarta-feira (20/8), o I Fórum Municipal de Controle Interno, na Academia do Professor. O evento, que reuniu cerca de 150 servidores e colaboradores, teve como tema central “A Integração das Macrofunções de Controle Interno” e faz parte das estratégias do Programa de Educação Continuada em Controle Interno e Governança (PEC-CIGOV), lançado recentemente pela gestão municipal.
Durante o fórum, foram debatidas as quatro macrofunções do controle interno – Correição, Ouvidoria, Controladoria e Auditoria – que, atuando de forma integrada, garantem a conformidade e a integridade na administração pública. A Controladoria oferece orientação e acompanhamento contínuo da gestão, e a Auditoria avalia, independentemente, a adequação dos controles. A Ouvidoria funciona como canal direto entre cidadão e gestão, recebendo manifestações, enquanto que a Correição é responsável por apurar desvios de conduta e aplicar sanções.
Para a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, a Controladoria avança na implementação de novas diretrizes para o controle interno. “Essas ações visam fortalecer a integridade, a eficiência e a transparência das operações municipais, alinhando a gestão pública às boas práticas reconhecidas nacional e internacionalmente”, destacou Silvia.
O evento também apresentou o modelo adaptado das Três Linhas, baseado no The Institute of Internal Auditors (IIA), que distribui responsabilidades em três níveis: gestão operacional (1ª Linha), supervisão especializada (2ª Linha) e auditoria independente (3ª Linha).
A subinspetora da Guarda Municipal de Fortaleza, Danielle Nascimento, foi uma das participantes do Fórum e já vai replicar o aprendizado na GMF. “Todo o conhecimento compartilhado será aplicado na Guarda Municipal, visando um trabalho mais transparente e eficiente para a população”, disse.
Amanda Castro, articuladora de correição da Secretaria de Turismo, elogiou a ação. “Esta capacitação foi extremamente valiosa para nosso setor, apresentando um alinhamento claro dos processos e novas ferramentas de trabalho”.
Sobre o PEC-CIGOV
O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que promove a capacitação e o aprimoramento dos servidores públicos em temas relacionados ao controle e à governança. O programa reforça o compromisso da gestão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente (ODS) 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Essa estratégia, desenvolvido pela CGM, conta com a parceria da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e do Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).
Fonte:
CGM-Fortaleza