Projeto ESG na Agenda do Controle Interno compõe Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de um Referencial de Auditoria sobre ESG na gestão pública

O Projeto ESG na Agenda do Controle Interno, uma iniciativa entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial para promover os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão pública, institui um Grupo de Trabalho que reúne representantes de 18 Controladorias e secretarias de estados e municípios do Brasil. O projeto é uma iniciativa que articula os critérios ESG e controle interno como pilares estratégicos para a transformação da gestão pública brasileira.
O GT foi instituído no dia 10 de abril de 2025, e desde então realiza reuniões técnicas periódicas semanais, tendo como missão a realização de discussões técnicas, colaboração em rede, levantamento de boas práticas relacionadas aos critérios ESG na agenda do controle interno, e a construção conjunta de um Referencial de Auditoria.
As reuniões contam com discussões técnicas aplicadas sobre ESG, levantamento de boas práticas relacionadas ao tema nas auditorias públicas e análise de políticas públicas alinhadas aos eixos ambiental, social e governança, com integração com a Agenda 2030.
A iniciativa dialoga com práticas internacionais e está apoiando a construção de um Referencial de Auditoria, com foco em ESG, pensado para a realidade das auditorias internas dos órgãos de controle.
O projeto reforça o papel do controle interno como agente de inovação, integridade e sustentabilidade na gestão pública, e visa fortalecer o papel estratégico das auditorias internas na promoção de políticas públicas éticas, transparentes e voltadas à integridade, ampliando a capacidade de transformação do controle interno.
O GT é composto por uma/um titular e uma/um suplente das seguintes controladorias membro e secretarias:
Estados:
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará
Controladoria-Geral do Distrito Federal
Controladoria-Geral do Estado de Goiás
Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte
Controladoria-Geral do Estado de Rondônia
Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Maranhão
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco
Secretaria de Estado de Transparência e Controle de Sergipe
Munícipios:
Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte
Controladoria-Geral do Município de Contagem
Controladoria-Geral do Município de Fortaleza
Controladoria-Geral do Município de Itabirito
Controladoria-Geral do Município de Londrina
Controladoria-Geral do Município de Niterói
Controladoria-Geral do Município de Palmas
Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Controle e Transparência de Vila Velha
O Grupo de Trabalho representa uma significativa contribuição para a pauta ESG na gestão pública. A participação no GT é considerado como serviço público e constará no Referencial para fins de colaboração no desenvolvimento.