CGE-MT lança campanha institucional com foco no engajamento dos servidores

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) deu início, na segunda-feira (20.1), a uma nova campanha institucional do Programa Integridade, com o objetivo de fortalecer uma cultura de integridade no serviço público, conectando ética e valores à entrega de resultados concretos para os cidadãos.

A nova campanha busca engajar os servidores, destacando que a integridade não é apenas uma política institucional, mas também uma escolha pessoal que transforma o ambiente de trabalho e beneficia a sociedade.

“Queremos sensibilizar os servidores sobre a importância de integrar a ética no ambiente de trabalho, destacando que a integridade é uma escolha pessoal que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, destaca o secretário controlador-geral, Paulo Farias.

A campanha será estruturada por temas bimestrais, com envio mensal de materiais digitais a todos os servidores públicos, além de materiais físicos (adesivos e cartazes), que serão disponibilizados em áreas de uso comum em órgãos e entidades.

Dividida em ciclos bimestrais, ela começa com o tema “Compromisso com o Cidadão”, enfatizando comportamentos éticos no cotidiano do servidor público. O slogan de janeiro é: “Eu ofereço informações transparentes à população”. A CGE também se propõe a engajar os servidores ao destacar como atitudes de integridade podem transformar tanto o ambiente de trabalho quanto a percepção pública sobre o serviço prestado. Acesse AQUI os materiais de divulgação.

Avanços em 2024

Lançado em 2023 pelo governador de Mato Grosso, o Programa Integridade teve grande evolução em 2024, com a adesão de 37 órgãos e entidades. Desses, 24 já concluíram e enviaram seus Planos de Integridade à CGE, representando um marco na implementação de boas práticas de governança no Poder Executivo Estadual. A nova fase tem como foco reforçar o compromisso dos servidores com a ética e a transparência no serviço público. A capacitação de servidores como “agentes de integridade” fortalece a cultura de ética nas instituições.

Os planos de Integridade incluem 650 ações que tratam de temas como ética, transparência e combate à corrupção. Entre as ações estão campanhas, treinamentos sobre ética, gestão de riscos, melhorias na transparência e ajustes para ficar em conformidade com a LGPD. Além disso, os planos sugerem criar regras para padronizar os processos e proteger os dados, garantindo mais segurança nas informações. O objetivo é transformar o ambiente de trabalho no serviço público em um lugar mais ético e confiável.

Também estão previstas melhorias nos canais de denúncia, criação de indicadores para controlar e monitorar o que está sendo feito, além de garantir que as ações continuem funcionando bem. O programa ainda foca em reduzir conflitos de interesse, prevenir assédios e revisar o Código de Ética para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso. O Programa Integridade MT, coordenado pela CGE-MT, reforça o compromisso de tornar a administração pública mais eficiente, ética e confiável, criando uma cultura que aumenta a confiança da população nas instituições do serviço público estadual.

Fonte:

CGE-MT