Vitória: Controladoria trabalha no apoio aos voluntários

Homens e mulheres de diferentes regiões da Grande Vitória estão trabalhando em Vitória, organizadamente, na recepção e separação das doações e no abastecimento dos caminhões que levam os donativos para o interior do Estado.

Entre os voluntários, muitos servidores da Prefeitura de Vitória participam desse trabalho. Cadastrados pela Defesa Civil, eles foram liberados desde o dia 23 de dezembro pelo prefeito Luciano Rezende do expediente para trabalhar no ponto de arrecadação de doações localizado na Praça do Papa, em Vitória.

A Controladoria Geral do Município de Vitória (CGM) tem trabalhado no apoio aos voluntários, que têm recebido uma atenção especial. “Estamos no local coordenando a distribuição de lanche aos voluntários. Temos que cuidar de quem está doando tempo e esforço físico em favor de todas as famílias atingidas por essa tragédia”, disse o secretário da CGM, Luis Fernando Mendonça Alves.

Além do trabalho no ponto de arrecadação, a CGM mobilizou os demais servidores lotados nas secretarias localizadas no Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura. “Houve grande adesão dos colegas. Um espírito solidário somado à confiança e à boa vontade de participar da doação de lanche em prol dos voluntários que estão trabalhando incessantemente na Praça do Papa”, disse Fabrísia Littig, que participou da mobilização ao lado de Suely Barcellos. Ambas são servidoras da CGM.

Na manhã da última quinta-feira (26), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, reuniu-se com seu secretariado para discutir formas de agilizar os projetos de contenção de encostas, a fim de capitalizar recursos junto ao Governo Federal. Outra preocupação da equipe da Prefeitura é acelerar o processo para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) das vítimas das chuvas, moradoras de Vitória.

Chuva no ES

Desde o início das chuvas, no dia 19 de dezembro, a Defesa Civil de Vitória interditou 44 casas. No município existem 42 famílias desalojadas, em casa de parentes, e nove famílias desabrigadas. Todos os municípios do Espírito Santo encontram-se em estado de emergência. Mais de 61 mil pessoas estavam fora de suas casas. A Defesa Civil contabilizou 23 mortes até as 23h30 da última quinta-feira (26). Em todo o Estado houve chuva, porém 52 municípios foram mais prejudicados.

A Defesa Civil informou que o levantamento do número de pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica.

————————————————–

Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

 
 
Texto: Danielly Medeiros e Edlamara Conti

Telefone: (27) 3382-6060

Visite nosso site: www.vitoria.es.gov.br

Fonte: G1 e Portal Prefeitura Municipal de Vitória