Último dia da 6ª RTC-AL contou com apresentações da Controladoria Geral da União e Banco Mundial

O último dia da 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Alagoas (RTC-AL) foi marcado pela participação do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Nogueira Seabra; da diretora de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU, Claudia Taya; da agente fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul e coordenadora de Auditoria Setorial do Estado, Susana Fagundes Garcia; e do coordenador de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Joseph Kizito.

O Programa Brasil Transparente foi apresentado aos participantes pelo secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Nogueira Seabra e pela diretora de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU, Claudia Taya.

O Brasil Transparente é um programa pelo qual o governo federal oferece apoio aos Estados na implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI), agindo diretamente com relação à transparência ativa e implementação dos portais de transparência. “As expectativas que tive após a apresentação são as melhores possíveis. Vários representantes de Estados filiados ao Conaci me procuraram com interesse em aderir ao programa. É uma adesão voluntária, mas a partir dela podemos oferecer capacitação aos servidores”, contou Claudia Taya.

Joseph Kizito, coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial / Fotógrafa: Marina Ferro Joseph Kizito, coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial / Fotógrafa: Marina Ferro

Joseph Kizito, coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial, fez apresentação sobre a perspectiva do Banco Mundial sobre os controles internos. Ele apresentou aos titulares dos órgãos de controle interno as possibilidades de apoio do Banco Mundial para modernização e fortalecimentos dos órgãos filiados ao Conaci. “O Banco Mundial tem o objetivo de trabalhar para um crescimento econômico mais justo e sustentável. Acreditamos que os órgãos de controle interno têm um grande papel em assegurar que os objetivos do governo sejam alcançados. Gostaríamos também de aprender com o que acontece hoje no Brasil para ajudar a desenvolver as áreas de controle interno em outros países”, disse Kizito.

De acordo com a presidente do Conaci, Angela Silvares, a 6ª RTC-AL alcançou os objetivos estabelecidos, superando as expectativas com as deliberações ocorridas durantes a reunião. Entre elas, a aprovação da alteração do estatuto que vem possibilitar o ingresso da União representada pela Controladoria Geral da União (CGU) como membro do Conaci; a ampliação da possibilidade de filiação de todos os municípios-sede das capitais dos Estados; e a evolução do Diagnóstico de Recursos Humanos Estrutura e Funcionamento, feito inicialmente em 2009, reestruturado e apresentado durante a 6ª RTC-AL pelo auditor geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugenio Manuel da Silva Machado. O auditor apresentou o diagnóstico que servirá de base para o relatório a ser apresentado na próxima reunião, que vai acontecer em junho deste ano no Espírito Santo.

 

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Texto: Nathalia Lorencini