Tocantins: visitas técnicas da Controladoria promoveram orientações a órgãos e entidades do Executivo

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, realizou neste mês de maio visitas técnicas aos órgãos e entidades do Executivo Estadual. A ação teve como objetivo orientar os técnicos acerca da utilização dos sistemas de Adiantamento e de Acompanhamento de Convênios e Parcerias.

O primeiro se refere ao regime de adiantamento, também denominado de suprimento de fundos, que é aplicável nos casos de despesas expressamente definidas em lei. Já o segundo, tem por objetivo permitir a realização dos atos e procedimentos relativos à formalização, execução, acompanhamento, prestação de contas e informações necessárias ao estabelecimento de convênios e parcerias.

Orientações

A orientação é direcionada à adequação das inconsistências relacionadas nas recomendações do Tribunal de Contas do Estado, oriundas das prestações de contas do Executivo. 

Com a adequada utilização dos sistemas evita-se, por exemplo, a devolução de recursos e o descumprimento de prazos e consequentemente auditorias e penalizações. “O intuito das visitas técnicas é a orientação e o estreitamento da relação entre a Controladoria e os setores internos técnicos dos órgãos, minimizando erros e consequentemente prevenindo possíveis danos ao erário”, explica o superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto.

O superintendente também destaca que durante o treinamento é enfatizada a necessidade da verificação da execução dos convênios recebidos do Governo Federal, da prestação de contas dos mesmos e da sua aplicação regular. “A verificação adequada é essencial também para não se perder recursos”, reforça.

Visitas

A Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra) foi um dos órgãos a receber a visita da equipe da CGE. O encontro reuniu o diretor Administrativo do órgão, Alessandro Maia Bezerra e as gestoras de convênios, Vanderlisa Bandeira Lima Pimentel Avelino e Lucélia Pereira Cha. “A orientação contribuiu muito para que estejamos mais adequados ao que a lei estabelece e possamos nos resguardar de qualquer irregularidade”, observou a gestora de convênios Vanderlisa.

Também receberam a visita do órgão as secretarias da Saúde; Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Cidadania e Justiça; Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Trabalho e Desenvolvimento Social; Indústria, Comércio e Serviços; Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), além das agências Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e, de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa.

 

Equipe

Participam da ação, além do superintendente da CGE, a diretora de Controle da Gestão Governamental e Prevenção à Corrupção, Kilvânia Rodrigues de Melo Miranda, a gerente de Controle de Adiantamentos e Recursos Descentralizados, Valéria Maria Almada e os assessores de controle interno, Vânia Kátia Leobas, Vinícius Albuquerque Leite e Gustavo Barros Brito Caetano.

Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Fonte:

Assessoria de Comunicação

63 3218-2434 / 63 98416-9057