Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Tocantins: Servidores da CGE recebem palestra sobre Observatório Social de Palmas

Buscar representantes da sociedade civil, bem como cidadãos voluntários interessados em participar do controle social dos gastos públicos de Palmas, por meio do Observatório Social de Palmas. Esse foi o objetivo da palestra ministrada na tarde da última quinta-feira, 21, no auditório da Controladoria Geral do Estado, em Palmas, ao secretário-chefe, Luiz Antonio da Rocha, e aos servidores da pasta.
O Observatório Social do Brasil (OSB) teve sua implantação na apital em abril deste ano, e ainda está em fase de estruturação, mas já conta com diversos parceiros e mantenedores, que juntos buscam estimular a participação e o compromisso da sociedade para controlar os gastos públicos do município.
A presidente do Observatório de Palmas, Ana Isabel Friedlander, acredita que os servidores da Controladoria Geral do Estado, por sua experiência no controle das contas públicas, podem ensinar e contribuir muito com os membros observadores que já se apresentaram para participar.
“Democrático e apartidário, o Observatório visa reunir o maior número possível de entidades, a fim de monitorar os gastos públicos municipais desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto”, explicou a apresentadora Glaucia Silva, acrescentando ainda que no Brasil já são cerca de 100 Observatórios Sociais criados e que graças a essa iniciativa já foi possível economizar cerca de R$ 450 milhões apenas no ano 2014.
Para a gerente de Transparência e Combate à Corrupção, Katia Barcelos, a ação é positiva, e a CGE apoia o Observatório Social de Palmas se dispondo a contribuir com o compartilhamento de conhecimentos técnicos relativos às áreas de transparência pública, ouvidoria, controle social e prevenção à corrupção, por meio da participação de eventos como cursos, seminários e outras ações referentes a esses temas, além do auxílio a campanhas de conscientização e na divulgação das ações desenvolvidas pelo OS Palmas.
——————————————————————
Informações para a imprensa: Texto: Ascom/CGE – TO E-mail: ascom@cge.to.gov.br Telefones: (63) 3218-1000/ (63) 8417-3333 Site: www.cge.to.gov.br