Sustentabilidade marca 4ª Gincana Ambiental da CGE-SE

Uma gestão pública que coloca a sustentabilidade como uma das protagonistas na condução das atividades administrativas e operacionais garante resultados afirmativos aos cidadãos e às gerações futuras. Seguindo esta premissa, o Governo de Sergipe, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), promoveu na última sexta-feira, 07, a quarta edição da Gincana Ambiental ‘A A3P começa com você’.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), servidores e colaboradores da CGE/SE estiveram reunidos para reafirmar os efeitos de mais um ano da adoção de práticas socioambientais no ambiente de trabalho, através da adequada conservação dos bens públicos e naturais, bem como da reutilização dos materiais e da reciclagem.

O evento contou com uma programação diversificada com café da manhã, debate, premiações, cinema ambiental e a tradicional disputa entre as diretorias da instituição para reunir a maior quantidade de material reciclável (plástico), e posteriormente ser destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

A presidente da comissão da A3P e servidora da CGE/SE, Wilma Machado, enfatiza que uma das preocupações da Agenda Ambiental do Governo de Sergipe refere-se ao processo de formação continuada dos servidores públicos, no sentido de estimulá-los a adotar práticas sustentáveis não só no trabalho, mas também no envolvimento de seus familiares.

“Desde a implantação da A3P viemos sensibilizando os funcionários desta Casa acerca de ações ligadas à sustentabilidade, a exemplo da reutilização do papel, substituição de copos plásticos por copos de vidro e racionamento de energia. Esta quarta edição da Gincana provou o quanto os servidores e seus familiares estão cada vez mais envolvidos em oferecer os cuidados com em toda ecosfera”, explica Wilma.

A3P e consciência cidadã

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de criar uma nova cultura de gestão pública e de consciência cidadã no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas e estratégias de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo.

Desde 2008, a CGE/SE vem promovendo ações para atender às orientações da A3P e manter-se inserida no contexto das organizações que se preocupam com a sustentabilidade do planeta e com o bem-estar dos seus clientes internos e externos.

Para isso, em 2012, a instituição renovou por mais cinco anos o Termo de Cooperação Técnica com o MMA, em cumprimento ao Decreto Estadual, nº 26.204/2009, que prevê a adoção de uma política institucional de preservação dos recursos naturais e públicos, por parte da CGE.

Neste sentido, de 2008 a 2012, a CGE/SE, através do envolvimento dos servidores e colaboradores, doou à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), cerca de 13 toneladas de material reciclável, dentre plástico, papel, aparas e papelão, com destino ao reaproveitamento dos produtos. De janeiro a maio deste ano, foram contabilizadas aproximadamente duas toneladas de recicláveis.

“Não há dúvidas do quanto as coisas mudaram com a chegada da A3P na CGE. Dia após dia somos orientados de como respeitar os bens públicos e os recursos naturais. As lições adquiridas aqui foram repercutidas na minha casa e o resultado tem sido satisfatório”, diz a contadora e servidora da CGE/SE, Maria Ligia Santos Nascimento.

Programação diversificada

Em continuidade à programação da Gincana, a comissão da A3P exibiu reportagem sobre o talento das mulheres artesãs envolvidas na Oficina de Papel, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Além disso, representantes da Care exibiram registros da rotina produtiva da cooperativa.

“Sem dúvidas, o material doado pela CGE irá nos ajudar muito na nossa fonte de renda. Qualquer pessoa pode ajudar a Care, através do telefone (79) 3243-1581, e agendar um dia para que o caminhão da Cooperativa possa coletar o material reunido”, explica Valdice Alves, da cooperativa.

A 4ª Gincana Ambiental também contou com a participação do coordenador voluntário do projeto Oficina de Papel, Murilo Alves, que enfatizou a importância da realização de iniciativas que inspiram as novas gerações às práticas sustentáveis. “Aos poucos a sociedade está percebendo a importância da reciclagem e da reutilização do lixo. Estamos fazendo um trabalho de ‘formiguinhas’ mas que surtirá em algo maior no futuro”, observa.

Brindes e parceiros

Ao longo da quarta edição da gincana, os servidores e colaboradores participaram de sorteios de brindes, a exemplo de cestos de papel oferecidos pela Oficina de Papel. A Companhia de Desenvolvimento e Irrigação de Sergipe (Cohidro) também foi parceira nesta edição com a doação de cestas de frutas e verduras orgânicas, produzidas por agricultores assistidos pela instituição. A gincana também contou com o apoio da J.M Artes e Decorações.

Segundo o secretário-adjunto da CGE/SE, Eujácio Reis, toda mobilização em torno da questão ambiental vem oferecendo saldos positivos para os servidores da CGE e seus familiares, tendo alcance em todo Governo de Sergipe. “É de suma importância que possamos manter nossos funcionários conectados com a questão ambiental, envolvendo-os em ações voltadas à reciclagem e à reutilização de determinados materiais. A iniciativa da Controladoria também serve de modelo àqueles órgãos e entidades da Administração Estadual que desejem inserir uma cultura sustentável em sua rotina”, avalia.

———————————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato

Texto e Foto: Victor Hugo de Souza Oliveira – Assessor de Comunicação da Controladoria Geral do Estado de Sergipe

E-mail: victorhugo.oliveira@cge.se.gov.br

Site: www.cge.se.gov.br

 

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099