Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Sistema de Controle Interno e unidades setoriais e seccionais são tema de reunião entre CGE-MS e Setescc
Na segunda-feira (20), a equipe da Assessoria de Governança e Comunicação, da CGE-MS (Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul), realizou uma apresentação para os servidores da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Entre as pautas apresentadas e esclarecidas, o assessor de Governança e Comunicação, Juris Jankauskis Júnior, ressaltou a missão da CGE-MS e sua importância na contribuição e construção de padronizar a rotina de processos com o intuito de fortalecer a governança da Setescc.
“Nós, enquanto Governo, devemos oferecer serviços públicos prestados aos usuários de qualidade e este controle deve ser feito pelo próprio órgão. Nós da Controladoria-Geral vamos juntos aprimorar para uma melhor gestão pública, fortalecendo assim a governança”, afirmou.
Ele ainda acrescentou que a CGE-MS “é uma instituição permanente, essencial e órgão central do Sistema de Controle Interno, integrando a estrutura de governança e gestão do Estado”, explicou.
Em seguida, a auditora do Estado e responsável pela estruturação das setoriais e seccionais da CGE-MS, nas secretarias e fundações do Estado, Monique Silveira Souza, expôs sobre como estas unidades poderão contribuir na administração dos gestores no que se refere ao controle interno e também com o compliance.
As unidades em conjunto com cada órgão vão buscar pelo aprimoramento da gestão pública. Enquanto as seccionais são aquelas de apoio administrativo e operacional das autarquias, fundos, fundações, das empresas públicas e sociedades de economia mista; as setoriais dão apoio administrativo e operacional nas Secretarias de Estado e da Procuradoria-Geral. O compliance é uma parte, está dentro do controle interno”, pontuou.
A auditora também mostrou como devem ser realizadas as etapas para que as unidades da CGE-MS possam colaborar com as instituições atuando como ponto focal. “Temos algumas fases a serem percorridas, a primeira passa pelo planejamento, em seguida, a execução depois a comunicação e o monitoramento das atividades”, disse.
O secretário da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda, coloca que toda a sua pasta – que engloba três fundações e mais oito subsecretarias – está empenhada em fazer uma gestão moderna e referência.
“Eu converso com a equipe para que os próximos passos sejam o envolvimento de todos, para desenvolver um modelo positivo e alcançar as metas propostas pelo Governo para nós. Tanto o controle interno quanto o compliance são ferramentas para a entrega de um serviço mais eficiente. Não tenho dúvidas de que com a melhoria dos processos internos, os resultados serão de excelência”, finalizou.
Na Setescc, quem atua pela CGE-MS é a auditora do Estado e chefe da unidade setorial, Lidiane Andrighetti Leolatto, que se colocou à disposição da equipe.
Também estavam presentes os diretores-presidentes das Fundações de Esporte, Herculano Borges; e de Turismo, Bruno Wendling; o diretor-geral da Fundação de Cultura de MS, Carlos Heitor Santos da Silva; além dos subsecretários de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vania Lucia Baptista Duarte; para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos; para Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa; para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva; para Juventude, Fernando Henrique Carvalho Miranda; e de LGBT+, Vagner Campos Silva.
Fonte:
Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Ariane Sodré