Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal completa um ano de funcionamento

O Sistema qualificou o serviço, permitindo ao cidadão o registro de suas manifestações pela internet

 

Um dos principais canais de comunicação entre a gestão e o cidadão, o Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom) da Prefeitura de Fortaleza completa um ano de funcionamento com o registro de 22.741 manifestações. Durante os dois primeiros meses de seu lançamento, em 9 de novembro de 2020, foram abertos 2.565 pedidos, das quais 69,7% foram registradas somente pela nova plataforma. A média mensal de atendimentos saltou de 142 solicitações para mais de 3.000, em 2021.
 

A plataforma, gerida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, passou por mudanças esse ano, qualificando assim o serviço. O Sistema que unifica a base de dados utilizada pelas ouvidorias dos órgãos da Prefeitura, possibilita à área manter um histórico das manifestações, por tipo e nível de serviço, dentre outros requisitos necessários à efetividade de um sistema integrado e on-line.
 

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou o aumento das manifestações em 2021. “O sistema, disponível através de sua plataforma on-line, permitiu uma aproximação maior da gestão com o cidadão. Quando comparamos o primeiro semestre de 2020 e de 2021, percebemos um aumento de 1.300% nas aberturas de novas manifestações. Esse dado reflete a procura do cidadão pelo serviço, e a certeza de que sua solicitação será acolhida e atendida”, informou Christina.
 

Desde o seu lançamento, entre as manifestações realizadas, 56% corresponderam a pedido de informação, elogios e sugestões, enquanto que 43% estavam relacionadas a reclamações e 0,9% a denúncias. A Iluminação pública e informações relacionadas a covid, como a fiscalização e o atendimento de postos e hospitais estiveram entre os temas mais solicitados.
 

Para a ouvidora geral de Fortaleza, Lílian Fontele, o sistema trouxe mais comodidade para o cidadão. “O sistema de Ouvidoria Digital oferece mais agilidade e autonomia ao cidadão de Fortaleza, pela possibilidade de fazer o registro da ocorrência pela internet, sem sair de casa, além de permitir acompanhar todo o processo até a sua resolução, fortalecendo assim a transparência”, explica a ouvidora.

 

Acesso ao SISCOM
 

O usuário consegue registrar sua manifestação pelo seguinte endereço https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal e acompanhar todo o trâmite do processo através de um número de protocolo e senha gerados automaticamente por ocasião do envio da demanda por meio do sistema. Ao cadastrar a manifestação o cidadão pode informar um e-mail, sendo enviado através dele o andamento da manifestação. Possibilita, também, que sejam anexados arquivos múltiplos, em diferentes formatos (documentos, fotos, áudios ou vídeos) até o limite máximo de 10MB, como meio de prova.

Canais de acesso a Ouvidoria
 

A Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza também pode ser acionada através do número 156 da “Central 156”, pelo email ouvidoriageral.cgm@cgm.fortaleza.ce.gov.br, e na forma presencial na Avenida Dom Luís, 807 – Meireles / 11º andar. Por esses canais, o cidadão pode cadastrar suas manifestações, entre sugestões, elogios, solicitação de informações, reclamações ou denúncias.

 

 

Fonte:

Ascom da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza