Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Setembro Amarelo: CGE Tocantins promove palestra sobre saúde mental no ambiente de trabalho
Prevenção ao suicídio e suporte emocional foram temas centrais
Na última sexta-feira, 13, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) promoveu um evento de conscientização e acolhimento no contexto da campanha “Setembro Amarelo”. O médico psiquiatra Dr. Flávio Veloso conduziu a palestra “Conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio, Depressão e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizada no auditório da CGE, com a participação de servidores, terceirizados e estagiários.
O secretário-chefe da CGE, Murilo Centeno, abriu a programação reforçando o compromisso da instituição com a saúde mental e o bem-estar de todos.
“Acreditamos que, ao abrir diálogo sobre temas como o suicídio e a importância de fatores protetores, estamos não apenas cumprindo nosso dever institucional, mas também promovendo um ambiente de cuidado mútuo e respeito. Queremos que todos saibam que estamos juntos, não apenas nas demandas diárias, mas também na construção de uma vida equilibrada e mentalmente saudável”, destacou o gestor.
Temas abordados
A palestra trouxe uma visão positiva ao abordar os fatores protetores que podem reduzir o risco de suicídio. Entre eles, destaca-se a importância de uma autoestima elevada, o fortalecimento de laços familiares e o suporte social, que oferecem uma rede de apoio fundamental. Além disso, a presença de crianças no ambiente familiar, uma gravidez planejada, e o desenvolvimento da capacidade de adaptação e resolução de problemas foram identificados como fatores que podem contribuir para a prevenção do suicídio.
A religiosidade e o acesso a serviços de saúde mental também foram citados como aspectos que favorecem a estabilidade emocional e psicológica. Esses elementos reforçam a importância de criar um ambiente de apoio e acolhimento para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais.
“Este foi um momento muito importante para discutirmos o Setembro Amarelo e a saúde mental. Fiquei satisfeito com a participação dos servidores e em responder suas perguntas. Espero que todos saiam daqui com uma nova forma de pensar sobre o tema, refletindo sobre a importância da prevenção em saúde mental”, pontuou o Dr. Flávio Veloso.
Participação
Durante a palestra, os servidores puderam tirar dúvidas e compartilhar opiniões sobre a temática. “Esse tema é muito complexo, mas muito importante de falar. Hoje vemos os nossos adolescentes, filhos, nossos familiares e amigos, que estão passando por esse tipo de situação, e precisam de ajuda, e ainda há muita dificuldade em procurar ajuda”, apontou a servidora do setor de Controle Interno Chirlene Dias.
Ações
Como parte das ações do Setembro Amarelo, ainda neste mês, os servidores da CGE participarão de mais uma iniciativa voltada para o bem-estar: uma sessão de ginástica laboral oferecida pela Junta Médica do Tocantins. A iniciativa busca incentivar hábitos saudáveis e fortalecer a integração entre os colaboradores, contribuindo para uma rotina mais equilibrada e produtiva.
Fonte:
CGE-TO