Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Servidores da CGE Tocantins participam de treinamento sobre gestão de riscos promovido pelo Tribunal de Contas do Estado
Curso tem metodologia teórica e prática e conteúdo com introdução ao conceito de Governança, de Integridade e à gestão de riscos
Servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) estão participando do treinamento “Implementando Gestão de Riscos no Setor Público” promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). O objetivo do curso é aumentar a eficácia dos processos e eficiência nas funções pertinentes. As aulas são ao vivo e acontecem na plataforma do Google Meet, com três horas de apresentação de conceitos mais treze horas de treinamento prático, dentro da metodologia de fazendo e aprendendo (Fazap). O curso teve início na última segunda-feira,11, e é uma iniciativa do TCE/TO, por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro.
O treinamento está sendo aplicado pela especialista em gestão de riscos, controles internos, integridade e governança, com experiência em planejamento, Dacy Bastos Ribeiro da Costa Claudino. No conteúdo estão sendo trabalhados temas como: introdução ao conceito de Governança, de Integridade e à gestão de riscos. Foram abordados o histórico, as bases normativas, legislação, relação entre gestão de riscos, governança e integridade, identificação, avaliação e respostas a riscos, análise de ambiente e monitoramento.
A instrutora exemplificou a gestão de riscos em diversos modos e expôs a relação entre essa prática com governança e integridade. Como ambiente de integridade, ela pontuou, dentre outros fatores, o planejamento estratégico, código de ética e comissão de ética atuante e citou a lei anticorrupção número 12.846/2013.
Para mostrar a importância da integridade na governança, Dacy abordou “confiabilidade das informações disponíveis para a tomada de decisão” e “percepção das partes relacionadas, como sociedade, usuários, serviços públicos e fornecedores, por exemplo. “Devemos ampliar nossa atuação na busca da implementação de um ambiente íntegro”, destacou a instrutora do curso.
As aulas seguem até essa sexta-feira,14, com o esclarecimento de dúvidas referentes à parte teórica e com práticas que serão aplicadas pela instrutora a partir de planilhas e fatos exemplificados.
(Com informações da Ascom TCE/TO)
Fonte:
Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br
www.cge.to.gov.br
63 3218-2434 / 63 98416-9057
Valdenice Rodrigues
Jornalista
DRT 120/TO
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)
Gabriela Glória
Jornalista
DRT 590/TO