Servidores da CGE Tocantins participam de curso estratégico sobre governança e gestão de riscos ofertado pela UFT e CGU

A capacitação atua no desenvolvimento de competências como planejamento estratégico, governança pública, gestão de riscos e controles internos

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) participam do curso “Governança e Gestão de Riscos e Controles Internos na Administração Pública”, que encerra nesta quarta-feira, 30, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. A realização é da própria Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progeped), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

O curso, que iniciou nessa terça-feira, 29, tem como instrutor o auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Carlos Pinheiro Torggler, de São Paulo (SP). Com ampla atuação na capacitação de servidores, Torggler é também especialista em Novas Tendências do Direito Público e Avaliação das Políticas Públicas, pela Fundação Getúlio Vargas.

A parceria viabilizou a oferta de vagas aos gestores dos cinco campus da Universidade; membros do Comitê de Governança, Integridade e Riscos (CGIR) da CGE Tocantins e à Diretoria da Controladoria, Ouvidoria e Transparência do Município de Paraíso do Tocantins.

Uma das participantes do curso, a diretora de Responsabilização de Entes Privados da CGE e membro do CGIR, Tatiane Dias Medeiros, enxerga que é rica a participação no curso, “visto que o Comitê multiplicará o conhecimento aos servidores da Controladoria, visando a identificação e análise dos riscos de integridade envolvidos nos diversos processos de trabalho, diz ela, ao acrescentar que é também excelente oportunidade de aprendizado, considerando a metodologia voltada à prática.

Capacitação 

A capacitação atua no desenvolvimento de competências como planejamento estratégico, governança pública, gestão de riscos e controles internos. O objetivo, de acordo com o instrutor no projeto do curso, é sensibilizar quanto à importância de uma estrutura de governança, bem como do uso da gestão de riscos como instrumentos para se alcançar os propósitos organizacionais.

A participação da Controladoria é estratégica do ponto de vista da política de governança pública. “A CGE é membro do Conselho de Governança Pública [CGov] e também responsável por direcionar as demais pastas na formalização dos seus próprios comitês, portanto, quando fortalecemos os conhecimentos acerca do tema melhoramos o embasamento para cumprirmos com a política de governança do Governo do Tocantins”, ressalta o gestor da CGE, José Humberto Muniz Filho, também coordenador do CGIR.

A Política de Governança Pública da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual foi instituída por meio do Decreto n° 6.395 de 2022. Quanto ao Comitê de Governança, Integridade e Riscos da Controladoria, foi criado através da portaria n° 02, do órgão, também em 2022.

Fotos: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Fonte:

CGE-TO