Servidores da CGE-MT conhecem programa gamificado de educação cidadã, transparência e controle social de Goiás

Servidores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participaram, na última quinta-feira (5), de uma reunião técnica online com o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral de Goiás, Diego Ramalho Freitas, para conhecer melhor o projeto Estudantes de Atitude, desenvolvido pelo órgão de controle interno em parceria com a Secretaria de Educação do estado vizinho.

O Estudantes de Atitude tem como objetivo promover a prática da cidadania e a participação social nas escolas da rede pública. Por meio de uma competição gamificada, os alunos das escolas públicas estaduais de Goiás são estimulados a adotar práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.

Os estudantes exercem seus direitos de cidadãos através de várias etapas do jogo, que incluem a formação de equipes, auditoria cívica, tarefas especiais e desafios. Ao final do projeto, as escolas e os professores que se destacam são premiados.

Durante a reunião, os servidores e auditores da CGE puderam conhecer em detalhes como o projeto funciona na prática e os impactos que ele tem na comunidade escolar.

O Estudantes de Atitude está em funcionamento desde 2019 e, a cada ano, mais escolas aderem ao game. Atualmente, cerca de mil escolas participam, e, segundo Freitas, os impactos na comunidade escolar são extremamente positivos.

“A apresentação do Estudantes de Atitude aos colegas da CGE-MT reforça a importância de fomentar o pertencimento cívico entre os jovens. Ao replicarmos essa iniciativa, fortalecemos a participação ativa e consciente na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, destacou Freitas.

Para ele, a troca de experiências e informações é essencial para fortalecer as iniciativas de cidadania e engajamento cívico em diferentes estados.

“Replicar o Estudantes de Atitude é uma forma de amplificar os impactos positivos, estimulando a participação ativa dos jovens em questões sociais e políticas e promovendo uma cultura de cidadania responsável e transformadora. Essa conexão entre diferentes instituições públicas demonstra que, juntos, podemos construir um futuro mais participativo e inclusivo”, disse.

A secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT, Karen Oldoni, afirmou que o intuito da reunião foi trocar experiências com o órgão e conhecer mais detalhadamente como o projeto funciona na prática.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos conhecer detalhes deste projeto inovador, que tem promovido aos jovens de Goiás um comportamento ético, preparando-os para a vida em sociedade”, disse.

Além de Oldoni e Freitas, participaram da reunião o secretário adjunto Executivo e de Ações Estratégicas, José Alves Pereira Filho; a analista administrativa, Aline Landini; o auditor do Estado, Ronildo Barbosa de Souza; e o superintendente de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance, Christian Pizzatto de Moura.

Fonte:

CGE-MT