Servidores bem orientados fortalecem a integridade no serviço público
Novo calendário da CGE promove lembretes práticos sobre ética e conduta ao longo do ano

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso lançou o Calendário Anual de Orientações Recorrentes, uma iniciativa preventiva e educativa que visa reforçar a cultura de integridade e ética pública na administração estadual. A ação do Programa de Integridade do Governo de Mato Grosso – Integridade MT, foi inspirada em princípios da psicologia comportamental, que destaca a importância de lembretes regulares para a promoção de comportamentos éticos.
O calendário prevê a divulgação mensal de orientações técnicas abordando temas relevantes para o serviço público, como uso adequado de recursos públicos, ética no serviço público, conflitos de interesse e combate ao assédio. A estratégia inclui publicações no site e redes sociais da CGE, envio de e-mails institucionais, produção de infográficos e podcasts, buscando garantir o amplo alcance e engajamento dos servidores.
Voltado para todos os servidores públicos do Poder Executivo Estadual, o projeto pretende reduzir desvios de conduta, fortalecer o compromisso institucional com a ética e apoiar gestores no cumprimento das normas legais. As mensagens serão apresentadas de forma clara, prática e conectada ao dia a dia dos profissionais.
O calendário também prevê revisão anual para atualização dos temas, de acordo com novas demandas e riscos identificados. Segundo o secretário Controlador-geral do Estado, Paulo Farias, a iniciativa reforça o papel da CGE como agente de formação para uma administração pública mais íntegra e responsável.
As orientações serão elaboradas pelas secretarias adjuntas da CGE, conforme a especialidade de cada tema, e visam apoiar uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada aos princípios éticos.Entre os temas abordados, destacam-se orientações sobre o uso adequado de recursos públicos, a regularidade na frequência e nas licenças dos servidores, a gestão de diárias e passagens, o uso correto de veículos oficiais, a fiscalização de contratos, a utilização de adiantamentos, além da promoção da transparência e do acesso à informação.
Também serão tratados assuntos como o acúmulo indevido de cargos, a ética no serviço público, a prevenção e o combate ao assédio moral e sexual, o gerenciamento de conflitos de interesse, e as boas práticas relacionadas ao recebimento de presentes e à realização de festividades no ambiente institucional.Além desse Calendário Anual de Orientações, a Controladoria lançou no início do ano a uma nova campanha institucional do Programa Integridade, com o objetivo de fortalecer uma cultura de integridade no serviço público, conectando ética e valores à entrega de resultados concretos para os cidadãos.
A campanha busca engajar os servidores, destacando que a integridade não é apenas uma política institucional, mas também uma escolha pessoal que transforma o ambiente de trabalho e beneficia a sociedade.
Ela está estruturada por temas que se conectam com as orientações recorrentes, com envio mensal de materiais digitais a todos os servidores públicos, além de materiais físicos (adesivos e cartazes), que disponibilizados em áreas de uso comum em órgãos e entidades.
Fonte:
CGE-MT