Sergipe: Cidadãos pedalam contra a corrupção

Na manhã do último domingo, 1º de dezembro, o Parque da Sementeira foi tomado por ciclistas num movimento cívico-institucional alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, de onde partiram cerca de 1.500 ciclistas para o 5º Passeio Ciclístico por um Brasil melhor, reafirmando o compromisso com a liberdade e a democracia.

Nessa quinta edição do evento, os ciclistas percorreram um circuito de dez quilômetros, em comemoração aos 10 anos de assinatura, pelo Brasil e outros 110 países, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, no México. A partir dessa Convenção, o 9 de dezembro tornou-se o Dia Internacional contra a Corrupção.

Segundo o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, no domingo Sergipe esteve em sintonia com o Brasil e mais 110 países para lembrar o dia em favor da transparência pública.

“A sociedade sergipana atendeu ao convite da Controladoria-Geral da União, do Governo de Sergipe, através da CGE/SE, para uma manhã de pedaladas e reflexão sobre a importância da transparência e da prevenção da corrupção. Toda essa mobilização reforça os trabalhos realizados, diariamente, pelo Governo de Sergipe, pela Controladoria-Geral da União e pela CGE/SE que, em parceria com o Departamento de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Deotap/SSP), tem feito um trabalho sério em prol da transparência e da integridade da Gestão Pública”, afirmou o secretário.

Ao retornarem para a Sementeira, os ciclistas participaram de sorteio de brindes, fornecidos pelas empresas e instituições que apoiaram o 5º Passeio Ciclístico. Foram sorteadas cinco bicicletas, doadas pela empresa Houston; três coolers térmicos, dois kits churrasco e duas assinaturas do Jornal Cinform, doados por esse semanário; e kits ciclistas fornecidos pela empresa RR Bike.

O chefe da Controladoria-Geral Regional da União em Sergipe (CGU-SE), Manoel Maciape, acredita que o evento tem demonstrado a maturidade e o protagonismo dos sergipanos quanto à transparência e ao controle da gestão pública.

“Sergipe está, mais uma vez, de parabéns. A grande adesão da população ao 5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção superou as expectativas mais otimistas, e reflete o compromisso de todos os sergipanos no combate a esta praga nociva, que é a corrupção”, afirmou Maciape.

Para o estudante Danilo Rabelo, 27, a juventude deve participar de ações como essas, em prol de um Brasil melhor e sem corrupção. “Essa mobilização reflete que nós brasileiros não somos tão passivos, pois vamos às ruas para lutar pelos nossos direitos, em prol de um Brasil melhor, sem corrupção. Atos simples como respeitar o próximo e não furar uma fila são gestos que podem fazer do nosso país um lugar melhor de se viver”, observa.

Juntos contra a impunidade

O 5º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção deste ano contou com uma série de entidades parceiras que estiveram juntas na construção desse evento que já é referência para Sergipe e para o Brasil. Durante o passeio, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES), liderada por Dr. Almir Santana, esteve a postos realizando exames gratuitos de DST/AIDS. A ação também esteve atrelada ao Dia Internacional de Combate à AIDS, celebrado neste domingo, 1º.

A realização da 5ª edição do Passeio Ciclístico contou com o apoio da Petrobras, Sesi, Senac Sesc, Sebrae, Houston, Touchê-Fitness, Kanídia Bike, RR Bike, Pedal Livre, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Deso, Cptran, Samu, SMTT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 28º Batalhão de Caçadores, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Prefeitura de Aracaju, Controladoria-Geral do Municipal de Aracaju (CGM), Emsurb, Correios, TV Aperipê, TV Atalaia, TV Sergipe e Jornal do Dia.

Participante assídua do Passeio Ciclístico, a funcionária pública Antônia Fontes acredita no protagonismo dos cidadãos junto à gestão pública nos destinos das cidades, estados e país. Por isso, faço questão de participar de cada edição desse passeio, que traz a transparência e a ética no funcionalismo público como essência”, disse.

Sergipe contra a corrupção

Transparência, ética e prevalência do interesse público são valores que fazem parte da missão do Governo de Sergipe. Nesse sentido, nos últimos seis anos, o “Governo que trabalha por você” vem investindo em ações que estimulam o controle social, e a participação popular da gestão pública estadual.

Um exemplo disso foi a realização da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial/SE, que teve como objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos recursos públicos.

Em 2013, um fato histórico beneficiou ainda mais a sociedade sergipana: a assinatura, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), do 1º Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) pelo Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) e pela Secretaria de Estado de Sergipe (SES) visando à melhoria dos serviços médico-hospitalares prestados à população.

A proteção do patrimônio público é uma das diretrizes da Controladoria Geral do Estado, cujos trabalhos são realizados com o apoio do Departamento de Combate a Crimes da Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap/SSP), sobretudo nos casos de combate às condutas delituosas. Desde 2009, ano de criação do Deotap, no âmbito da SSP, foram recuperados aproximadamente R$ 200 milhões de recursos públicos que haviam sido sonegados ou desviados dos cofres públicos.

Na terra de Serigy, as ações de prevenção e combate à corrupção não param por aí: em 5 de abril de 2013 a CGE/SE aderiu ao Programa Brasil Transparente, do Governo Federal, para a implementação de ações voltadas ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) por estados e municípios.

Uma ação afirmativa da CGE/SE, junto aos Órgãos e Entidades da Administração Estadual, é o controle diário da regularidade fiscal do Estado, perante o Cadastro Único da Secretaria do Tesouro Nacional (CAUC/STN), de modo a garantir a contratação de operações de crédito e a celebração de convênios com o governo federal.

Solidariedade

Em face do estado de saúde do Governador licenciado, Marcelo Déda, a Comissão Organizadora do 5º Passeio Ciclístico suspendeu as atrações artísticas que seriam realizadas por Heitor Mendonça, Ronise & Banda Severina e DJ Kaska, de modo que o Passeio transformou-se num gesto de solidariedade e de esperança dos sergipanos.

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Victor Hugo de Souza Oliveira

Coordenador da Assessoria de Comunicação

Controladoria-Geral do Estado de Sergipe

Telefones: (79)3179 4992 | 8843 2233

Sitehttp://www.cge.se.gov.br