Sergipe: CGE participa de Curso de Sustentabilidade na Administração Pública A3P

De 23 a 25 de abril, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE) participa do I Curso de Sustentabilidade na Administração Pública A3P. A capacitação tem o objetivo de aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implementação do Programa da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.

Desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a A3P atua na conscientização dos agentes da Administração Pública, no sentido de disseminar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. A partir de 2008, a CGE passou a promover ações voltadas ao atendimento das orientações da A3P, mantendo-se inserida no contexto das organizações que se preocupam com a sustentabilidade do planeta.

Curso

Representando a CGE/SE, nesse evento, a servidora e presidente da comissão da A3P na Controladoria, Wilma Machado, afirma que o curso vem para fortalecer ainda mais a execução do programa na Controladoria. “Esse curso nos atualiza acerca das ações socioambientais voltadas à gestão pública e em benefício de todos, fortalecendo a prática da A3P em âmbito interno e externo e, também, despertando o interesse de outras instituições e órgãos na adoção de práticas sustentáveis”, diz.

O evento é uma realização do MMA, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh). Durante os três dias, o curso será ministrado pelo diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA e gerente do Projeto Nacional – A3P, Geraldo Victor de Abreu.

Em sua explanação, Geraldo destacou a importância da implantação da A3P nos órgãos e entidades públicas. “No Brasil, estima-se que as compras governamentais movimentam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo a Administração Pública grande consumidora de recursos naturais e de bens e serviços. Por ser indutora de novos critérios e práticas, as instituições públicas devem ser referência na adoção de medidas que visem à redução de impactos ambientais”, explica.

Sobre a A3P

A A3P foi proposta em 1999 respondendo à compreensão de que o Governo Federal serve de modelo na revisão dos padrões de consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

———————————————————-

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Victor Hugo de Souza Oliveira 

Coordenador da Assessoria de Comunicação 

Controladoria-Geral do Estado de Sergipe 

Telefones: (79)3179 4992 | 8843 2233

Sitehttp://www.cge.se.gov.br