Sergipe: CGE compartilha experiências no I Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

A troca de informações é essencial para o alcance de experiências positivas. Eliminar o uso do copo plástico ou simplesmente imprimir em frente e verso do papel parecem atitudes simples, mas contribuem significativamente para a redução de impactos socioambientais negativos. Partindo dessa perspectiva, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE) participou, de 23 a 25 de abril, do I Curso de Sustentabilidade na Administração Pública A3P.

A capacitação reuniu 53 participantes, entre secretários municipais de meio ambiente, prefeitos, representantes de órgãos públicos do Governo de Sergipe e de entidades privadas, e foi realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh).

Na oportunidade, a servidora e presidente da Comissão da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) na CGE, Wilma Machado, compartilhou as ações realizadas na Controladoria a favor da sustentabilidade e que perpassam pelos cinco eixos da A3P: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos, qualidade de vida no trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis.

“Enquanto órgão público, é perceptível o destaque da CGE na realização de suas ações voltadas à sustentabilidade. Por isso, fico feliz em saber que estamos no caminho certo, sendo de suma importância que continuemos motivados para que esse trabalho de conscientização diária não se perca”, destaca Wilma.

Entre as experiências bem sucedidas, realizadas no âmbito interno da Controladoria, estão: o projeto Terça do Reciclar (que consiste na mobilização dos servidores para que, às terças-feiras, encaminhem materiais recicláveis à CGE, para serem entregues à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – Care); o Cinema Ambiental; além da Gincana Ambiental, evento anual promovido em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Além disso, a CGE apoia iniciativas que democratizem as atividades sustentáveis nos demais órgãos e entidade da Administração Pública, bem como a parceria com organizações que atuam seguindo os princípios da responsabilidade socioambientel, a exemplo do Grupo Saint-Gobain.

Esta Companhia lançou, recentemente e em parceria com o Governo de Sergipe, a pedra fundamental das futuras instalações da empresa Verallia – embalagens de vidros -, no município de Estância, cuja produção industrial faz o aproveitamento de vidro reciclado.

Construções sustentáveis

Uma das novidades abordadas durante o curso foi a introdução de um sexto eixo temático de trabalho da A3P: as construções sustentáveis. Trata-se de uma nova diretriz que abrange técnicas construtivas menos impactantes no ambiente natural, segundo conta o consultor da Empresa Solar (contratada pelo MMA), Luiz Fernando Ferreira.

“É um eixo bastante abrangente e que o gestor público deve ter em mente quais são os critérios a serem adotados para poder implementá-lo, contemplando desde a adoção de equipamentos que reduzirão o consumo de energia, de água; até o melhor aproveitamento de recursos naturais, a exemplo da iluminação e ventilação natural”, explica o consultor.

Ainda de acordo com Fernando, Sergipe é o terceiro Estado do Nordeste a promover esse curso, uma vez que foi aberto um total de 12 turmas em todo país. Três em Brasília, e nove em outras capitais. “Algo positivo especificamente dessa capacitação em Aracaju é a ampla participação dos gestores públicos. Temos aqui secretários, prefeitos, diretores. Isso demonstra o interesse da alta Administração Pública nesse tema, o que leva o Estado a ter destaque e grande aceitação do programa pelos órgãos e municípios presentes”, enfatiza.

Formação de multiplicadores

Em virtude da grande procura pelo curso, a coordenadora da A3P em Sergipe, Larissa Mury, afirma que a Semarh fará reuniões com representantes dos órgãos estaduais e municipais que não puderam participar. “É fundamental que os inscritos nesse seminário sejam multiplicadores das ideias e informações que foram discutidas durante os três dias do evento. Para isso, nos articularemos, também, através de reuniões com outras instituições para a propagação das ações da A3P”, diz.

Participaram do I Curso de Sustentabilidade na Administração Pública A3P, os prefeitos Jean Carlos (Boquim), Ricardo Souza (Macambira), Ana Helena (Arauá) e Gervásio Moura (Siriri), o vice-prefeito de Divina Pastora, Carlos Augusto, o representante dos quatro consórcios de Resíduos Sólidos, Caio Marcelo, a representante do ITPS, Lucia Macedo, como também, representantes das cidades de Rireirópolis, Malhador, Propriá, Japaratuba, Telha, Capela, Malhada dos Bois, Laranjeiras, Carmopólis, Lagarto, Salgado, Riachão do Dantas e Indiaroba.

A capacitação também contou com a presença de representantes de órgãos como Semarh, Seplag, Secom, Seed; além da Embrapa, Codevasf, Polícia Militar, Pelotão Ambiental, UFS, Sema, entre outros.

———————————————————-

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Victor Hugo de Souza Oliveira 

Coordenador da Assessoria de Comunicação 

Controladoria-Geral do Estado de Sergipe 

Telefones: (79)3179 4992 | 8843 2233

Sitehttp://www.cge.se.gov.br