Seminário reúne servidores da Capital e do interior para discutir o papel da Ouvidoria Pública

Com o objetivo de discutir o papel exercido pela ouvidoria pública dos órgãos e instituições de todo o país, a Controladoria-Geral do Município de Campo Grande, por meio da Ouvidoria-Geral, realizou nesta terça-feira o seminário “A Ouvidoria como ferramenta de Governança”.

O evento reuniu servidores da Prefeitura Municipal de Campo Grande que atuam como ouvidores setoriais, colaboradores das ouvidorias de diversos municípios do Estado e representantes de instituições estaduais e federais.

“Os ouvidores desempenham um papel de extrema relevância, intermediando a relação entre cidadão e o Poder Público, promovendo o controle social que deve ser exercido pela população”, destaca o prefeito Marquinhos Trad.

O controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, ressaltou que o gestor, ao enxergar a ouvidoria como uma importante ferramenta de gestão, consegue aprimorar suas rotinas de trabalho, além de garantir a qualidade nos serviços prestados.

“A manifestação que chega por meio da ouvidoria não pode ser vista como um problema e sim uma oportunidade para a Administração avaliar e rever suas políticas públicas, reorganizando os serviços que não atendem as reais necessidades da população”, afirma o controlador.

Discutindo temas relevantes para o crescimento da área, o seminário trouxe palestrantes com vasta experiência, entre eles, o secretário de estado de controle e transparência do Espírito Santo (Secont-ES) e 2º vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata.

O palestrante destacou a importância da ouvidoria como macrofunção do controle interno, agregando como unidade formadora, provocadora e modificadora da política pública.

“A ouvidoria tem uma função extremamente importante, já que tem a oportunidade de reunir informações e boas práticas, transformando esses dados em resultados efetivos e eficazes ao cidadão”, ressalta Edmar Camata.

Um dos palestrantes do evento, o ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto abordou os desafios e a evolução da Ouvidoria do Município nos últimos cinco anos.

“A Ouvidoria-Geral de Campo Grande teve um grande avanço nos últimos anos. Criamos e regulamentamos o Sistema de Ouvidoria, publicamos duas instruções normativas com o objetivo de padronizar procedimentos internos e assim atender melhor a população, além de implantar a Rede de Ouvidorias do Município que atualmente conta com dez unidades setoriais já instituídas”, afirma o ouvidor-geral.

O Seminário ainda contou com a participação dos palestrantes Tiago Santos Vieira, gerente de transparência, distribuição e informação da Petrobrás; Ederson Patrick Severo Machado, ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); Cecília Souza Fonseca, ouvidora-geral do Distrito Federal; Danielle Ventura, ouvidora da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) e Wanderson Barreto Correa, ouvidor institucional do Município do Rio de Janeiro (RJ).

  • Ouvidoria do Servidor

Durante o evento houve a assinatura da Resolução Conjunta entre a Controladoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Gestão, a qual estabelece as diretrizes das atividades compartilhadas entre a Ouvidoria-Geral do Município e a Ouvidoria do Servidor.

A atuação conjunta tem o objetivo de fortalecer, desenvolver e aprimorar o Sistema de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, além de garantir aos servidores públicos municipais o direito às manifestações de ouvidoria.

 

Fonte:

Dayane Leice

Chefe da Assessoria de Comunicação Social – CGM-Campo Grande

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