Seminário aborda a gestão de recursos por meio de transferência

O evento, na sede da Compesa, foi formado por cinco palestras com a participação de representantes do TCU e da Controladoria Geral do Estado.

 

Focado em melhorar a eficiência do Governo do Estado em gerir recursos captados para execução de obras, o Controle Interno da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, realizou, na última terça-feira (22/10), o seminário “Excelência na Gestão de Recursos recebidos por meio de Transferência”. O encontro aconteceu no auditório da sede da Compesa, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A programação explorou, entre as temáticas, o monitoramento de convênios e a aplicação de recursos transferidos pela União.

 

A abertura do evento foi comandada pela secretária da Controladoria Geral do Estado, Erika Lacet, que falou da importância da parceria do governo estadual com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para melhorar a eficiência na gestão de recursos públicos dependentes da transferência da União. “Pernambuco é um dos estados que mais consegue captar recursos. Nosso trabalho é ajudar na execução, no planejamento, além do mapeamento dos possíveis riscos e no destrave das obras paradas”, ressalta.

 

Logo após, o secretário do Tribunal de Contas da União em Pernambuco, Evaldo José da Silva Araújo, ministrou a primeira palestra do dia, que abordou o tema principal do seminário. Em sua fala, destacou para o público presente, formado por servidores da pasta e das vinculadas, a importância da governança pública relacionada a uma administração segura, voltada à formulação, implantação e avaliação de uma política em benefício da sociedade. Para ele, a escolha de lideres é uma das principais ferramentas para o andamento do trabalho com ética, sendo este fator primordial para o estabelecimento de uma gestão que assegure o monitoramento e a avaliação estratégica.

 

Seguindo a programação do seminário, entrou em destaque o tema “Monitoramento de Convênios e Contratos de Repasse – Sistema de Gestão do Governo do Estado”, ministrado pela gestora governamental de Controle Interno, Ana Catarina Dias Machado.  À tarde, o encontro abordou “Convênio e Outros Instrumentos”, as “Principais Irregularidades na Aplicação de Recursos transferidos pela União” e “Principais Irregularidades na Área de Obras”. Participaram os secretários do TCU em Pernambuco, Maurício Caldas Jatobá e Bruno Freitas Freire.

 

“O seminário foi o pontapé inicial para discutirmos amplamente este tema, que é de grande relevância, não só para os servidores que atuam diretamente na gestão de recursos  recebidos, como também para sociedade, que espera por políticas públicas de qualidade e obras estruturadoras no Estado”, afirma a assessora especial de Controle Interno da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Daniela Cavalcanti.

 

Texto: Assessoria Seinfra

Fotos: Flávio Japa

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028