Secretários-adjuntos da CGE-MT ministram aulas em pós-graduação de Gestão Pública

Os secretários adjuntos da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Renan Zattar Ferreira da Silva e José Alves Pereira Filho ministraram aula este mês na 1ª pós- graduação  lato sensu em Gestão Pública com foco na Eficiência, ofertada de forma gratuita pelo Estado, através da Escola de Governo.

O módulo lecionado trata-se sobre Direito Administrativo e Noções de Direito Público e aborda o que é agente público, improbidade administrativa, processo administrativo e crimes contra a administração pública. A expectativa é que o participante seja capaz de aplicar princípios do controle interno no contexto da gestão pública.

José Alves, declarou-se contente ao notar o alto nível de participação dos alunos durante suas aulas. “Durante a aula que ministrei sobre o Controle da Administração Pública, foquei em explorar tanto os aspectos do controle externo quanto interno, ressaltando sua interconexão com a eficiência. É fundamental compreender que o objetivo do controle não é minar a administração, mas sim estabelecer dispositivos que aprimorem sua eficácia”, informa.

Já Renan Zattar classifica a aula como desafiadora e gratificante e destaca a responsabilidade envolvida na formação dos participantes, especialmente por ser a primeira pós-graduação oferecida pela Escola do Governo. “Ministrar a aula foi uma oportunidade incrível e desafiadora, e reconheço plenamente a importância da minha contribuição para a formação dos alunos e servidores públicos”.

Curso

Já foram ministradas três de um total de cinco aulas, onde os adjuntos estão voluntariamente facilitando o décimo módulo. No mês de maio acontecem mais duas aulas.

O curso de pós-graduação conta com 37 pós-graduandos e o encerramento está programado para o dia 09 de agosto.

A pós-graduação tem como objetivo principal o desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades necessárias para articular, gerir e promover a ação governamental de maneira eficiente, estratégica e inovadora.

Ela está alinhada com a perspectiva adotada pela atual gestão, na qual a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade está diretamente ligada ao nível de eficiência das instituições públicas, sendo assim, a qualificação dos servidores é reconhecida como um dos principais pilares para alcançar esse objetivo e promover avanços significativos na administração pública.

Fonte:

CGE-MT