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SCGE implanta programa de formação de líderes
Com foco na melhoria da gestão de pessoas no setor público, o Governo de Pernambuco, em parceria com a Fundação Lemann, promove o “Projeto de Desenvolvimento das Lideranças”. Na fase inicial de implantação do programa na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), estão envolvidas 18 lideranças, incluindo a secretária Érika Lacet; o secretário-executivo Filipe Castro; chefe de Gabinete; diretores; gerentes e assessores. Na SCGE, o Projeto está sendo implantado com o apoio da Secretaria de Administração (SAD), e vai atuar com os pilares de ‘Desenvolvimento’ – centrando-se na gestão por competências – e de ‘Desempenho’ – voltando-se para a gestão de resultados.
Dentre as atividades do pilar de ‘Desempenho’, destacam-se o levantamento dos objetivos estratégicos mais relevantes para este ciclo; o apontamento dos indicadores alinhados à visão de resultados; bem como as competências técnicas de cada um dos líderes que participam deste Projeto. Constitui, ainda, a metodologia de monitoramento que será realizada ao longo deste ano para acompanhamento do desempenho das lideranças.
Já no pilar de ‘Desenvolvimento’, será revisada a mandala de competências comportamentais da SCGE e, a partir dela, o desdobramento em comportamentos observáveis. Essas são importantes ferramentas para a implementação das estratégias e que irão possibilitar a realização das avaliações com foco em competências, dando apoio ao desenvolvimento das lideranças. Seus resultados gerais serão apresentados ao longo do desenrolar do projeto.
“Nós, servidores públicos, temos como principal missão a entrega de serviços públicos à sociedade. Logo, o trabalho que inciamos, com apoio da SAD, é de extrema importância, não apenas para a valorização dos servidores mas, principalmente, para termos entregas mais eficientes e eficazes, resultando em mais e melhores serviços à gestão pública e, consequentemente, aos cidadãos”, destacou Érika Lacet.
O projeto está sendo conduzido pela Gerência de Gestão de Pessoas (GGP/SCGE), com a participação da Gerência de Planejamento e Qualidade (GPQ). “Esse projeto vem agregar às ações de gestão por competências já existentes na casa. É um modelo específico para desenvolvimento de lideranças, a fim de tornar a gestão mais assertiva e alinhada aos objetivos estratégicos da SCGE, principalmente no que se refere a otimização de perfis comportamentais mais estratégicos”, avaliou Cecília Moura, gerente de Gestão de Pessoas.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028