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São Paulo: Relatório 2016 da Rede Paulista de Ouvidorias traz 11% de aumento no número de manifestações
A Rede Paulista de Ouvidorias atendeu em 2016 um total de 1.117.618 manifestações, sendo 579.891 no primeiro semestre e 537.727 no segundo semestre. Os números representam 11% de aumento em relação ao ano de 2015. As informações constam do recém-divulgado Relatório da Rede Paulista de Ouvidorias, realizado semestralmente e enviado ao Governador do Estado. São Paulo conta hoje com 365 ouvidorias estaduais e os campeões em manifestações são justamente os órgãos com maior proximidade junto à população, como a Secretaria da Saúde, e os prestadores de serviços públicos nas áreas de fornecimento de água e energia elétrica (Sabesp e Eletropaulo).
Historicamente, a Secretaria de Transportes Metropolitanos mantinha o primeiro lugar na quantidade de registro de demandas. No segundo semestre de 2014 a Secretaria de Energia superou a marca e atendeu 131.480 usuários. A partir de janeiro de 2015, com a nova estrutura administrativa, a Secretaria de Governo assumiu essa posição, tendo como principais demandas os problemas relacionados ao consumo de energia elétrica distribuída pelas concessionárias, destacando-se a indenização por danos elétricos, variação de consumo e falta de energia, esta última com números significativos em decorrência de condições climáticas desfavoráveis. A partir do primeiro semestre de 2016, a Secretaria da Saúde tomou a dianteira e tem se caracterizado como órgão com o maior número de manifestações registradas.
No período também foram desenvolvidas ações de atualização e modernização do Sistema de Registro de Manifestações, tendo sido implantada uma nova versão do Portal www.ouvidoria.sp.gov.br, que permite aos usuários a conexão por smartphones e tablets.
Na segunda metade do ano passado foram recebidas, analisadas, encaminhadas e respondidas 537.727 manifestações individuais, a maior parte delas solicitando informações (58%), fazendo reclamações (30%) ou formulando elogios (9%), principalmente por telefone, o meio preferido do usuário (42%), seguido pelo meio presencial (22%) ou formulário on line (20%).
“Além de viabilizar a participação popular na gestão estatal, fortalecendo a democracia, as Ouvidorias, sendo integrantes da Administração e do sistema de controle interno do Poder Executivo, colaboram para o aperfeiçoamento das políticas públicas, buscam a crescente qualidade dos serviços prestados e a consecução dos resultados governamentais, tudo de forma transparente e participativa, como revela o presente relatório”, enfatizou o ouvidor geral do Estado, Gustavo Ungaro.
O relatório pode ser visto aqui: http://www.ouvidoriageral.sp.gov.br/PDF/Relat%C3%B3rio%20-%202%C2%BA%20semestre%202016.pdf
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Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br
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