Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
São Paulo: Ouvidoria Geral faz parte do júri do Hack the Campus, evento de transparência e dados abertos da Unicamp
Uma solução tecnológica de conversão e tratamento de documentos para formatos mais acessíveis rendeu o primeiro lugar à equipe denominada Racatão, participante do evento Hack the Campus, um “hackathon” focado em transparência e dados abertos, realizado de sexta a domingo (27 a 29) no auditório do Instituto de Computação (IC) da Unicamp. A Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo foi convidada a participar do evento e teve a assessora Andrea Mustafa como integrante do corpo de jurados.
Os projetos foram julgados de acordo com a criatividade de uso dos dados e da solução, a utilidade para a população, ou seja, se ele contribuiu para a difusão de informações pela comunidade, a dificuldade técnica da implementação e ainda o aprendizado e evolução da equipe.
Esta é a primeira vez que um evento desta natureza é sediado pelo Instituto de Computação. O Hack the Campus reuniu cerca de 90 alunos trabalhando com dados abertos, como por exemplo dados acadêmicos e folha de pagamento
“Recebi a visita de representantes da Unicamp, que fizeram o convite para nossa participação, imediatamente aceito. As Universidades são fundamentais à transparência pública”, destacou Gustavo Ungaro, ouvidor geral do Estado.
O reitor Marcelo Knobel participou da mesa de abertura do evento. “Ampliar a transparência é uma ideia que tivemos desde o início de minha campanha para a Reitoria. É isso que a universidade pública deve fazer”, afirmou. Ao lado de Knobel estava a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Marisa Beppu. Segundo ela, “o caminho da transparência é irreversível, necessário e a única forma que a sociedade tem realmente de participar e auditar sobre de que maneira os recursos da universidade estão sendo geridos”.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da OGE-SP
E-mail: renatamartinho@sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8295
Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402