Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
São Paulo: Lançado em dezembro, Web Denúncia já conta com mais de 300 denúncias sobre corrupção
Mais de 300 denúncias envolvendo corrupção, pagamento de propina e lavagem de dinheiro já foram recebidas via Web Denúncia, sistema lançado oficialmente em dezembro passado pelo Fórum de Combate à Corrupção no Estado de São Paulo – FOCCOSP. O Web Denúncia é um sistema eletrônico, acessível pela internet, no qual o cidadão pode denunciar situações de corrupção a instituições públicas, como Ouvidorias, Corregedorias, Ministério Público e Tribunais de Contas.
A implantação do sistema ficou a cargo da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo (OGE), integrante do FOCCOSP. Quem deseja fazer uma denúncia pode utilizar o link disponível no site da OGE (www.ouvidoriageral.sp.gov.br) que permite o registro da manifestação e garantia de resposta das instituições participantes.
A maior vantagem do sistema é que o cidadão não precisa saber com exatidão para qual órgão deve enviar sua denúncia; a partir de uma lista de opções, o próprio sistema se encarrega de encaminhar a manifestação para os órgãos competentes.
Até o momento são dez os órgãos cadastrados: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral do Estado, Receita Federal, Secretaria da Fazenda – Corregedoria da Fiscalização Tributária, Secretaria da Fazenda – Ouvidoria Fazendária, Corregedoria Geral da Administração, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.
As denúncias recebidas são imediatamente enviadas aos órgãos competentes para as devidas providências, e o denunciante – que pode escolher o anonimato – recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da sua manifestação. Para o ouvidor geral do Estado, Gustavo Ungaro, trata-se de um sistema seguro e confiável. “Precisamos lançar mão de todas as ferramentas para combater aquele que é, hoje, o maior dos problemas brasileiros: a corrupção”, afirmou.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da OGE-SP
E-mail: renatamartinho@sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8295
Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547