São Paulo: CGM e Secretaria do Verde e Meio Ambiente lançam 1ª experiência do Programa de Integridade do município

Na tarde da última quinta-feira (10/08), a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) lançou oficialmente o ‘Programa de Integridade Pública e Boas Práticas’ da Prefeitura de São de Paulo, implementado pioneiramente junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O evento, que aconteceu no auditório da própria CGM-SP, contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre servidores, jornalistas e membros da sociedade civil.

A iniciativa tem como objetivos principais a prevenção e o combate à corrupção, a promoção da ética no serviço público, o mapeamento e análise de riscos, o diagnóstico de vulnerabilidades e a sugestão de melhorias. Vale destacar que a adesão da SVMA ao programa foi totalmente voluntária e determinante dos bons resultados alcançados.

A controladora geral do Município, Laura Mendes Amando de Barros, abriu o encontro parabenizando toda a equipe envolvida e ressaltando a importância da cooperação entres os órgãos da administração municipal: “É um programa pioneiro, feito com excelência. A meta da Controladoria é melhorar constantemente a comunicação e a colaboração entre os órgãos da Prefeitura. Além disso, é importante ressaltar que o resultado desse projeto não teria sido tão bom se não houvesse todo o empenho da equipe do Verde”.

Ao longo do evento, o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, também comemorou os resultados obtidos pela parceria. “É uma grande felicidade estar aqui hoje. Este é o primeiro caso de um programa de integridade em âmbito municipal que acontece no país. Precisamos expandir ações como essa”.

De acordo com o auditor municipal de Controle Interno, Ricardo Santos, o processo foi dividido em três partes:

• Parte 01 – Plano de trabalho – Elaboração do plano e apresentação do programa ao Gabinete e servidores da SVMA;

• Parte 02 – Desenvolvimento dos trabalhos com os resultados encontrados após aplicação da metodologia apresentada na Parte 01, e sugestão de melhorias às irregularidades e fragilidades encontradas;

• Parte 03 – Conclusão dos trabalhos, com a avaliação final pela equipe da CGM sobre a realidade encontrada na SVMA, destacando principais achados e recomendações.

Ao todo, foram feitas 100 recomendações à pasta, após 15 etapas de análises e desenvolvimentos. “Conseguimos implementar algumas melhorias antes mesmo da conclusão do processo. Além disso, Percebemos uma grande mudança na cultura organizacional da Secretaria”, avaliou o auditor Ricardo Santos.

Dentre os resultados esperados do programa, é possível destacar a maior eficiência nos gastos públicos, diminuição dos impactos ambientais, redução dos riscos de desvios e irregularidades, melhoria do atendimento aos usuários, revisão da legislação vigente e maior arrecadação para o município.

Durante o evento, a chefe de gabinete de SVMA, Rose Gottardo, afirmou que as recomendações feitas pela CGM já estão em andamento e que enxerga com otimismo os próximos passos da Secretaria. “A nova praça de atendimento já está funcionando e a renovação da Portaria Nº 130/2013/SVMA está sendo feita. Estamos trabalhando duro, ainda não conseguimos implementar todas, mas com certeza vamos conseguir em breve”.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGM-SP

E-mail: monicacasanova@prefeitura.sp.gov.br

Telefone: (11) 3113-8236

Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402