São Paulo: Baixada Santista sedia o 1º Encontro Regional de Ouvidorias Públicas

A Baixada Santista recebeu no dia 27 de novembro o ouvidor geral do Estado de São Paulo e presidente do Conaci, Gustavo Ungaro, e a coordenadora da Rede Paulista de Ouvidorias, Maria Inês Fornazaro, para um debate amplo e palestras sobre o papel das ouvidorias no serviço público. O evento, que contou com a participação de ouvidores e gestores de diversos órgãos públicos da região, ocorreu na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

O 1º Encontro de Ouvidores Públicos da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizado pela Agem em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista e da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo, teve como objetivo compartilhar informações e esclarecer dúvidas dos órgãos públicos quanto à Lei de Acesso à Informação (LAI), além de possibilitar a troca de experiências entre os participantes.

O ouvidor geral abordou o trabalho das ouvidorias, destacando sua importância. “A Ouvidoria viabiliza a participação do cidadão, promove a transparência e busca assegurar o acesso a informações, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e impulsionando a transparência”, afirmou Ungaro, que também ressaltou o fato do Estado de São Paulo ter recebido, pela segunda vez consecutiva, nota 10 em transparência de dados públicos.

A notícia foi divulgada no dia 20 de novembro pela Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela segunda edição da Escala Brasil Transparente. Já Maria Inês Fornazaro afirmou que a própria qualidade de vida da população está diretamente ligada ao trabalho desenvolvido pelas ouvidorias, que garantem o direito de manifestação e opinião sobre a qualidade dos serviços públicos prestados. “Só existe ouvidoria onde existe democracia”, destacou.

 

—————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da OGE-SP

E-mail: renatamartinho@sp.gov.br

Telefones: (11) 2089-8295