Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Santa Catarina: Secretaria da Fazenda capacita servidores que atuam no controle interno
Preocupada em atender com mais eficiência e eficácia as demandas da sociedade, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina promoveu o curso de capacitação “Procedimentos de Controle Interno no Poder Executivo de Santa Catarina”. Organizado pelas diretorias de Contabilidade Geral (DCOG) e de Auditoria Geral (DIAG), o evento ocorreu de 6 a 8 de maio, na Escola Fazendária (ESFAZ), em Florianópolis.
Durante o segundo e o terceiro dia, para esta primeira turma, os auditores internos do Poder Executivo capacitaram os servidores das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), de 28 regiões, sobre: tomada de contas especial, controle de despesas de custeio, controle de transferências, controle de licitações e controle de atos de pessoal.
“Esse curso é um marco para o Executivo de Santa Catarina, já que o sistema de controle interno é recente. Acima de tudo, esta capacitação é um avanço dos núcleos técnicos da Fazenda e um modo de amparar esses servidores que estão lá na ponta”, afirma a auditora interna Fabiana Ribeiro Borges, que coordena o Grupo de Especialistas de Controle Interno.
Nesse sentido, a auditora interna Magali Geovana Ramlow Campelli esclarece que os gestores públicos ainda estão se acostumando com a figura do controle interno. “A DIAG entende as dificuldades que esses servidores encontram, por isso está à disposição dessas pessoas para esclarecer dúvidas e responder consultas”, pontua, ao esclarecer que o objetivo é ser “um braço estratégico de apoio”.
Para atender as demandas de públicos diferentes, o cronograma segue ainda com mais duas turmas este mês: de 12 a 14 para secretarias setoriais (administração direta) e de 19 a 21 para a administração indireta.
Controle interno
O auditor interno Cristiano Socas da Silva explica que o controle interno é uma função administrativa que busca ajudar o gestor público a agir com legalidade e dentro da conformidade da norma. É um auxílio para que a execução seja mais eficiente e que os resultados sejam atingidos da melhor forma possível.
O controle interno está diretamente relacionado aos anseios da população, no sentido que atua para garantir a correta aplicação dos recursos públicos, que são diretamente revertidos em serviços prestados de forma mais adequada à sociedade.
——————————————————–—
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação Telefone: (27) 3225-0099E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Texto: Jaércio Bento – Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo – Santa Catarina Telefone: (48) 9928-8571 Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099