Santa Catarina: Governador participa da 21ª Reunião Técnica do Conaci

O governador Raimundo Colombo voltou a defender a necessidade de reformas estruturantes na administração pública nesta manhã, durante a abertura da 21ª Reunião do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), no hotel Majestic, em Florianópolis. “A crise não será curta e fácil se não tivermos coragem para construir um novo modelo. E órgãos de controle interno são fundamentais para orientar os gestores a fazer movimentos em direção do emprego eficiente dos gastos públicos”, afirmou Colombo.

O Conaci reúne controladores internos de estados e municípios-sedes de todo o Brasil. Além do governador, participaram da abertura do evento, que se estende até sexta-feira, as seguintes autoridades: presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, José Antônio Torres Marques; presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio; secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antonio Gavazzoni; prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior; presidente do Conaci e auditor geral do Pará, Roberto Paulo Amoras; e auditor geral do Estado de Santa Catarina, Augusto Piazza.

Amoras destacou a presença de representantes dos três poderes catarinenses na reunião e elogiou a participação de Santa Catarina no Conaci. “Não temos só um filiado, mas um Estado que esteve sempre à frente como um membro ativo. O controle interno é o grande aliado do gestor público”, observou Amoras. Ele destacou ainda que uma das metas do Conaci é estreitar suas relações com os controles internos dos poderes Judiciário e Legislativo. O presidente da Alesc, Gelson Merísio, destacou a parceria do Legislativo catarinense com a Auditoria do Estado. “Esse é um trabalho que reflete para a sociedade”, ressaltou o deputado.

Em Santa Catarina, o controle interno é ligado à Secretaria da Fazenda. Durante a cerimônia de abertura, o auditor geral Augusto Piazza apresentou o Auditoria Cidadã, programa lançado em 2016, mas que já virou referência para outros estados. A partir do projeto, os auditores verificam in loco a satisfação dos serviços e obras públicas. Já foram realizadas cinco operações: merenda escolar, emergência dos hospitais, parques ambientais, transferências voluntárias e Apaes’s. “No Auditoria Cidadã, o auditor vai para a rua com a visão do cidadão. Nosso objetivo é cada vez mais tratar a despesa com o mesmo zelo e rigor que tratamos a despesa”, afirmou Piazza.

Sobre o Conaci

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) tem o objetivo de criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. O Conaci tem como propósito principal promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.

Sobre o Auditoria Cidadã

Lançado em abril pela Auditoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda. São trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, DETRAN, SINE, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. O objetivo é aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.

Operações já realizadas:

1. Merenda Escolar

2. Emergências de Hospitais

3. Parques Ambientais

4. Transferências Voluntárias

5. Apae’s

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEF-SC

Telefone: 3665-2504

E-mail: ascom@sef.sc.gov.br

Site: www.sef.sc.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Tríade Comunicação

comunicacao@conaci.org.br

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547