Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Santa Catarina: Evento debate Auditoria, Controle Interno e Gestão de Riscos na administração pública
O Sindiauditoria realiza no dia 31 de agosto o Seminário Auditoria, Controle Interno e Gestão de Riscos – Melhores práticas para governança no setor público, em Florianópolis. O evento reunirá servidores, gestores públicos e especialistas para abordar conceitos e aplicações práticas, buscando o fortalecimento da atuação dos profissionais no Poder Executivo catarinense. A programação do seminário foi pensada para favorecer o debate sobre os principais desafios que atingem a administração pública.
“Teremos palestrantes experientes que compartilharão suas experiências para mostrar como é possível fazer ainda melhor. Nosso foco é expandir as ferramentas de controle dentro das secretarias, agências e fundações para potencializar o desempenho dos gestores públicos e, consequentemente, melhorar a entrega de resultados à sociedade”, explica a auditora interna Marisa Zikan, uma das organizadoras da iniciativa.
A palestra de abertura será, às 13h30, com Samuel Dal-Farra Naspolini, promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa. Ele apresentará o Programa Unindo Forças, em uma perspectiva que mostra a participação do MPSC no fortalecimento do Controle Interno em Santa Catarina. Na sequência, os temas Controle Interno, Gestão de Riscos e IA-CM (Implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) serão abordados respectivamente por Henrique Moraes Ziller, controlador-geral da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno e responsável pela implantação da Gestão de Riscos do Ministério do Planejamento, e Liane Vasconcelos de Araújo Angoti, chefe da Assessoria de Harmonização Central da CGDF.
O evento é organizado com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda, através da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG). Um coffee break e um coquetel de confraternização também estão previstos durante o dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto através do site: www.sindiauditoria.org.br/eventos.
Programa Unindo Forças
A partir de um diagnóstico desenvolvido pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, que indicou uma atuação extremamente fraca das controladorias municipais, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolveu o projeto “Unindo Forças” para fortalecer o controle interno nos municípios e trabalhar a prevenção e a repressão ao ilícito. O objetivo da iniciativa é claro: aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação dos fluxos de informação entre as prefeituras e as promotorias de justiça.
Controle interno
O controle interno é uma função administrativa, que busca ajudar o gestor público a agir com legalidade e em conformidade com a norma. É um auxílio para que a execução seja mais eficiente e que os resultados sejam revertidos em serviços prestados de forma mais adequada à sociedade.
Gestão de Riscos
A gestão de riscos corretamente implementada é um caminho para o fortalecimento da integridade das instituições governamentais, visto que identifica ameaças ao cumprimento dos seus objetivos, fixa os limites das responsabilidades dos gestores, identifica os processos da instituição que são mais importantes e requerem controles eficientes e reduz, por exemplo, o risco de fraudes e o desperdício de recursos públicos, otimizando o desempenho e os resultados entregues à sociedade.
Auditoria Interna
O IA-CM é uma ferramenta de planejamento estratégico que funciona como um veículo de visão e comunicação, uma base para avaliação dos trabalhos realizados e um mapa para aperfeiçoamento ordenado da atividade de auditoria interna, razões porque se torna um instrumento útil para os órgãos centrais de sistemas de controles internos. Em outras palavras, o modelo proporciona à atividade de auditoria interna dispor de um instrumento que auxilia na identificação de pontos fortes da atividade e também das áreas nas quais se faz necessário o aprimoramento dos trabalhos.
Serviço
O quê? Seminário Auditoria, Controle interno e Gestão de riscos
Quando? 31 de agosto de 2017, à partir das 13h30
Onde? SC401 Square Corporate em Florianópolis (Como chegar?)
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEF-SC
Telefone: (48) 3665-2504
E-mail: ascom@sef.sc.gov.br
Site: www.sef.sc.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547