Rio Grande do Sul: Recursos do Profisco viabilizam implantação de projetos na CAGE

Importantes projetos desenvolvidos pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE) são financiados através de linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), denominado Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco), com o objetivo de implementar melhorias dentro das áreas que integram a estrutura fazendária estadual.

No caso da Subsecretaria-CAGE, alguns projetos de destaque financiados pelo BID são: CAGE Gerencial, Sistema de Administração Patrimonial do Estado (APE), Redesenho de Processos e o novo Portal Transparência RS. Confira abaixo mais detalhes:

Cage gerencial

O objetivo do projeto é dar uma visão gerencial das informações que se encontram dentro dos bancos de dados disponíveis no Estado, especialmente os correlacionáveis ao Sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE), sendo uma ferramenta de melhoria da gestão pública e do controle interno.

O CAGE Gerencial será uma aplicação Data Discovery onde serão divulgadas informações gerenciais e indicadores sobre temas no âmbito do interesse dos Gestores públicos e também de atuação da CAGE (Finanças Públicas, Custos, Convênios, dentre outros).

O portal será disponibilizado para gestores públicos e para Auditores da CAGE, e está sendo desenvolvido pela equipe da Seção de Informações Estratégicas, da DCC (Divisão de Custos e Controles Especiais), utilizando a tecnologia do sistema Qlik Sense, com previsão de pré-lançamento ainda em 2017.

Sistema de Administração Patrimonial do Estado (APE)

O APE é um projeto que nasceu para atender as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), e a melhoria do controle interno. O Sistema eletrônico foi criado também com o objetivo de centralizar as informações patrimoniais do Estado, visto que existiam diversos sistemas patrimoniais, dificultando uma visão consolidada dos bens do Estado.

O Sistema serve como mecanismo de controle e gestão do patrimônio dos órgãos e entidades do Estado, aprimora a contabilização e a fiscalização dos atos administrativos envolvendo bens móveis. Atualmente o Sistema APE está em fase de implantação e a coordenação do projeto está trabalhando para concluir as implantações até o final do ano. Até o dia 25 de agosto, já havia sido implantado em 10 órgãos/entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, por meio da parceria formada com a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (PROCERGS), que o hospedará após finalizado.

Redesenho de processos

A CAGE concluiu que é no redesenho de seus processos produtivos que se poderia maximizar os recursos humanos e materiais disponíveis, especialmente neste período de restrição econômica nacional e gaúcha.

Inicialmente, escolheram-se processos para mapear/redesenhar na área de Auditoria (Administração Direta e Indireta), Suporte Técnico, Controle de Recursos Vinculados e Precatórios/Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Os consultores da empresa Ernst & Young (E&Y) adotaram, para cada processo, três etapas básicas: mapeamento e redesenho, implantação e pós-implantação. Na fase de mapeamento e redesenho, as equipes entrevistaram servidores diretamente envolvidos nos processos para conhecer rotinas e identificar oportunidades de melhoria. Através desse diagnóstico, foram feitas propostas de redesenho que, após amadurecimento com os envolvidos, gerou uma listagem de oportunidades de melhoria para implantação e pós-implantação.

O projeto foi encerrado em dezembro de 2016 e em 2017 o trabalho continua na implantação das recomendações de melhorias e na sua extensão para outros processos, viabilizados por meio de repasse de tecnologia e do método pela consultoria contratada.

Portal Transparência RS

O Portal Transparência RS (www.transparencia.rs.gov.br) foi originalmente lançado em setembro de 2009, sob gestão da CAGE.

Em 2014, passados cinco anos da primeira versão, o Portal Transparência RS foi, pela primeira vez, reformulado com o objetivo de utilizar novos recursos e oferecer à sociedade uma melhor navegabilidade.

O projeto “Novo Portal de Transparência RS” trará ainda muito mais facilidades e informações à sociedade, com consequência direta na melhoria de qualidade de informação, tanto para gestores e controle quanto para a população em geral, ou seja, contribuindo para o aprimoramento do Controle Social sobre a captação de receitas e o receptivo gasto público.

Confira os depoimentos dos especialistas que estão coordenando cada projeto citado acima:

Gabriel Juan Pavlak Sidarta“Nos últimos anos, foram criados diversos sistemas informatizados pela CAGE, com o objetivo de melhoria nos processos, como por exemplo, o Sistema de Administração de Materiais, Sistema de Contratos de Locações, Convênios, dentre outros. Estes sistemas por sua vez geraram uma grande base de dados. Com a utilização de tecnologias modernas de BI, como o Qlik Sense, é possível realizar a extração de informações úteis destas bases de dados de forma ágil e eficaz. Esperamos que o projeto cumpra este papel, fornecendo aos gestores e aos auditores da CAGE uma visão gerencial que hoje eles não possuem, melhorando a gestão pública e por consequência a atuação da CAGE.”

Gabriel Coch – CAGE Gerencial

“Dificuldades são inerentes e esperadas em qualquer projeto que envolva sistemas de tecnologia da informação, e o desafio se torna ainda maior quando o objetivo é desenvolver um sistema que atenda uma gama tão variada de órgãos e entidades de um ente federativo, cada qual com suas particularidades e cultura na operacionalização dos seus controles.”

Fernando Sidarta – APE

“Em todos os processos trabalhados houve a oportunidade de rediscutir rotinas e pensar em novas ideias para melhorar os processos de trabalho. Apesar do trabalho da E&Y ter encerrado no final de 2016, foi incluído no Planejamento Estratégico da CAGE para 2017 a continuidade da implantação das recomendações de melhoria de processos, o que vem gerando reuniões que, com experiência e criatividade, elevaram o entendimento e a postura da CAGE sobre seus processos de trabalho para um patamar superior.”

Juan Schenkel – Redesenho de Processos

“Além de oferecer arquitetura da informação e layout novos, o novo Portal Transparência vai trazer uma nova forma de montagem das consultas, melhorando a navegabilidade. Serão disponibilizados diversos filtros que podem ser combinados livremente, tornando a pesquisa mais precisa conforme o objetivo individual. As respostas às consultas serão disponibilizadas em formato de tabela e gráfico e, quando possível, com geolocalização no mapa, agregando qualidade à informação. Assim, a forma de montagem das consultas somada a um conjunto de diversos novos conceitos possibilitará uma melhor experiência de uso e, desejamos, um número maior e crescente de usuários.”

Felipe Pavlak – Portal Transparência RS

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da Cage-RS

E-mail: tamarad@sefaz.rs.gov.br; cage@sefaz.rs.gov.br

Telefone: (51) 3214-5200

Site: http://cage.fazenda.rs.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402