Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio Grande do Sul: Presidente da Corsan apresenta para a Cage projeto de PPP
Na tarde do dia 18 de julho, o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Flávio Presser, acompanhado do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Jorge Melo, e da assessora responsável pelo Departamento de Orçamento, Alessandra Machado, estiveram reunidos com o Subsecretário da Fazenda e Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin, para apresentar o projeto de Parceria Público-Privada (PPP), denominado Parceria pelo Futuro.
A Corsan solicitou no encontro o acompanhamento da CAGE no projeto. Pela CAGE, também participaram da reunião os Adjuntos Antônio Kehrwald, Gilberto Raymundo e Lorena Dias da Silva, o Chefe da Divisão de Controle da Administração Indireta, Júlio Augusto da Cruz Neves, e os auditores Juliana Debaquer, Guilherme Pinto de Lima e Luiz Felipe Corrêa Noé.
Saiba Mais!
O projeto proposto pela Corsan prevê universalizar os serviços de esgotamento sanitário em nove cidades da Região Metropolitana (Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul) em um prazo de 11 anos. Os municípios foram priorizados em função da grande concentração populacional e por contribuírem para dois dos dez rios mais poluídos do País, o Sinos e o Gravataí.
Serão contempladas mais de 1,2 milhão de pessoas e gerados 32,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Além disso, serão diminuídas as doenças transmitidas pela falta de ligação de residências a redes coletoras de esgoto.
O projeto passará agora por alinhamento com os municípios. Depois, será feita consulta pública pela internet, com prazo de 30 dias. Esse sistema garante transparência ao processo. Após o período de 30 dias, haverá uma audiência pública. E por fim, será iniciado o processo de licitação para as obras.
A Corsan buscou a parceria público-privada no modelo de concessão administrativa, quando os serviços são prestados à administração e não têm relação direta com os usuários, garantindo que 100% da Companhia se mantenha pública. Com isso, a Corsan pretende acelerar a universalização do saneamento, promovendo um impacto significativo na qualidade de vida da população beneficiada. Outras informações podem ser encontradas no site www.parceriacorsan.com.br
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Cage-RS
E-mail: tamarad@sefaz.rs.gov.br; cage@sefaz.rs.gov.br
Telefone: (51) 3214-5200
Site: http://cage.fazenda.rs.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402