Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio Grande do Sul: Cage realiza 8° Seminário de Orientação ao Gestor Público
O 8º Seminário de Orientação ao Gestor Público, promovido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage), aconteceu na tarde de quarta-feira (15), no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante o evento, foram abordadas questões como atribuições e atuação da CAGE e do TCE e instruções sobre os processos de prestação e de tomada de contas.
Na solenidade de abertura, compuseram a mesa o secretário adjunto da Sefaz, André Paiva, o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, o diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado do RS, Valtuir Pereira Nunes, o representante do Procurador-Geral de Justiça, em exercício, Dr. Ivory Coelho Neto, Dr. Cesar Luis de Araújo Faccioli, e o representante do residente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Doutor Luis Antonio Behrensdorf Gomes da Silva.
Na abertura do encontro, o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, falou sobre os avanços conquistados a cada edição do evento. O primeiro seminário, ocorrido em fevereiro de 2011, buscou, segundo ele, a aproximação com os gestores e a inserção da prática da orientação. A partir de então, a proposta começou a ser repetida semestralmente, contando, hoje, com grande respaldo, bom público e novos temas. “Nesse oitavo seminário, o objetivo persiste, mas incluindo tanto o controle interno quanto o controle externo”, resumiu. Luiz Paulo agradeceu, por fim, a presença de todos, a contribuição dos palestrantes, o apoio da Sudesq na organização, e, principalmente, a cooperação e parceria do TCE em prol do controle público.
O secretário adjunto da Sefaz, André Paiva, reiterou que o seminário da Cage já está consolidado e destacou a importância dos órgãos parceiros e das lideranças que atuam do setor público para o aperfeiçoamento da gestão. “São os gestores que dão efetividade às políticas públicas”, enfatizou ele. Sobre a efetividade, afirmou ser esse o maior desafio da administração pública: “Precisamos buscar alternativas para, com os mesmos recursos, dar mais respostas, buscando que os serviços públicos cheguem à excelência”, finalizou.
Na sequência, foram proferidas quatro palestras. O diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado do RS, Valtuir Pereira Nunes, falou sobre contas de governo e contas de gestão na esfera estadual; Marcelo Spilki, chefe da Divisão de Controle da Administração Indireta, e Alberto Araguaci da Silva, chefe da Divisão de Controle da Administração Direta, orientaram sobre a tomada de contas nas administrações indireta e direta, respectivamente; e Rogério da Silva Meira, contador e auditor-geral do Estado adjunto, encerrou o dia abordando a prestação de contas do governador. As atividades foram concluídas com uma sessão de perguntas. Participaram do evento cerca de 230 servidores estaduais.
———————————————————————————-
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Texto: Tamara Dentee – Contadoria e Auditoria- Geral do Estado/SEFAZ – RS
E-mail: tamarad@sefaz.rs.gov.br
Telefone: (51) 3214-5200