Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio Grande do Sul: CAGE contribui para o Plano de Trabalho do IPSASB para 2019-2023 em evento de contabilidade e custos
O 5º Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBCASP), organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), contou com a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), representada pelos auditores Cláudio Teixeira Seelig, Felipe Severo Bittencourt e Guilherme Lentz, da Divisão de Informação e de Normatização Contábil – DNC. O evento foi realizado em Brasília nos dias 25, 26 e 27 de abril e teve como tema “As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”.
O primeiro dia do encontro teve como objetivo discutir as mudanças da contabilidade pública, a partir do documento “Proposed Strategy and Work Plan 2019-2023”, que está em consulta pública no International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB). O IPSASB é responsável pela edição das normas internacionais de contabilidade, as IPSAS.
Além de profissionais brasileiros, participaram dos grupos de discussão representantes do Panamá, Canadá, Paraguai, Peru e Colômbia. O auditor Felipe Bittencourt participou das discussões, como membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público do CFC. O resultado da discussão será objeto de contribuição formal à consulta pública do IPSASB, em nome do Brasil e dos demais participantes da América Latina.
O evento foi considerado extremamente importante por possibilitar o acompanhamento do processo de convergência às IPSAS que está ocorrendo no mundo todo. O Brasil está editando gradativamente as Normas Brasileiras (as NBC TSP) originadas das IPSAS e exigindo a adequação dos procedimentos contábeis pelos entes federados. A DNC tem a responsabilidade de acompanhar, normatizar e implementar esses novos procedimentos, relatam os auditores.
Informações para a imprensa:
Contadoria e Auditoria-Geral do Estado CAGE-RS
Telefone: (51) 3214-5200
E-mail: francinem@sefaz.rs.gov.br
Site: www.cage.fazenda.rs.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911