Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio de Janeiro: Primeiro controlador-geral do município, professor Lino Martins, é homenageado
O professor Lino Martins foi um dos homenageados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que, no último dia 26 de fevereiro, inaugurou as primeiras quatro unidades escolares do Campus Educacional Maré, no Complexo da Maré, zona norte da capital carioca, construídas por meio do Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola.
Juntas, as escolas municipais Primário Lino Martins, Primário Nova Holanda, Primário Osmar Paiva Camelo e o Ginásio Olimpíadas Rio 2016 beneficiarão três mil alunos na região, que passarão a estudar em tempo integral, com turno de sete horas diárias.
O professor Lino Martins da Silva foi personalidade na área de contabilidade e controle públicos do Brasil, tendo atuado em várias frentes e ocupado funções-chave ao longo de toda a sua carreira, implementando visões inovadoras e dando um destaque inédito a essas disciplinas. Tornou-se, assim, parte da própria história dessas áreas, mudando definitivamente a forma como eram percebidas e desenvolvidas. Tudo isso deveu-se, em grande parte, a uma combinação rara de perfil acadêmico, capacidade administrativa e visão empreendedora.
Em 1993, idealizou e participou da fundação do primeiro órgão voltado exclusivamente para o controle interno em todo o Brasil, a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ). Atuou como controlador-geral por 12 anos (entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2008) implementando sua visão de contabilidade e auditoria governamentais que rompe com a auditoria voltada para a verificação de tarefas e identificação dos culpados, introduzindo em seu lugar um controle com vistas à identificação de oportunidades de melhoria dos processos da administração pública.
Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal de ensino estudando em tempo integral até o fim de 2016. Entre as ações adotadas para atingir esse número está a construção de 119 novas unidades escolares, sendo 110 delas por meio do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, programa que homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o Estado.
——————————————
Informações para a imprensa:
Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro – CGM-RJ
E-mail: acs.cgm@pcrj.rj.gov.br
Telefone: (21) 2976-1515