Rio de Janeiro: Evento comemora 20 anos da criação da Auditoria Geral do Ministério Público estadual

Em evento comemorativo realizado na última quinta-feira (12), na sede da instituição, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) comemorou o 20º ano da criação de sua Auditoria-Geral. Compuseram a mesa de abertura o procurador da Justiça, José Roberto Paredes; o controlador-geral da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ), Antonio Cesar Lins Cavalcanti; e a auditora-geral do MPRJ, Ana Luiza Pereira Lima, que foi a responsável pela realização do encontro.

O procurador frisou a importância da figura do auditor dentro das instituições para uma boa governança. Já o controlador-geral da CGM-RJ parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do Controle Interno na coisa pública.

Por sua vez, Ana Luiza agradeceu a presença de todos os participantes e em seguida discursou sobre o tema “Auditoria-Geral do MPRJ: Enfoque e Atividades”. Fez um breve relato da história da instituição, desde a criação da Auditoria-Geral do MPRJ, em 1995, e também pontuou as principais realizações de cada ano de existência da Auditoria.

A auditora sublinhou a importância da normatização e da validação das metodologias para, em seguida, indagar aos participantes da mesa sobre quais seriam suas sugestões para a manutenção e aprimoramento da integração do sistema de controle interno dos poderes Judiciário, Legislativo e Ministério Público, além do Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

Em resposta, os integrantes da mesa, Eugenio Manuel da Silva Machado, auditor-geral do Estado do Rio de Janeiro, Andrea Andrade de Souza e Silva; diretora-geral de Controle Interno do TJRJ; e José Luiz de Lima Abreu, diretor de Controle da Alerj, e Ana Paula Ferreira Pedrosa, auditora-chefe do TCERJ, defenderam a elaboração de uma agenda conjunta, já que os desafios são os mesmos.

O Sistema de Controle Interno nos municípios fluminenses

No segundo painel do dia, o coordenador-geral da Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental do TCE-RJ, Bruno Fonseca Vilas Boas, apresentou o trabalho desenvolvido junto às prefeituras municipais, que enfocou como um dos componentes a avaliação das unidades de Controle.

Já Marcia Andréa, auditora-geral da CGM-RJ, trouxe a experiência do trabalho que vem desenvolvendo como coordenadora do Encontro de órgãos de Controle Interno dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (EOCIM), junto com o controlador-geral da CGM-RJ e a coordenadora da Coordenadoria de Controle Interno de Piraí, Lenilda Braga, nos sete encontros já realizados. Destacou que a ideia é a criação de um Conselho, que permitirá mais articulação e organização de demandas para capacitação por meio de parcerias com órgãos de Controle.

À tarde, Marcelo Ferra de Carvalho, presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público; e Gustavo Ungaro, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); explanaram sobre as ações para o fortalecimento das unidades de Controle Interno da Administração Pública.

—————————————-

Informações para a imprensa:

Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

E-mail: acs.cgm@pcrj.rj.gov.br

Telefone: (21) 21-2976-1515 / (21) 99943-9905