Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio de Janeiro: Controlador da CGM participa do V Seminário da Área Pública
Na última terça-feira (28/06), aconteceu o V Seminário da Área Pública, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), tendo como principal eixo de discussão “A importância da Contabilidade na Prestação de Contas dos Prefeitos – Último ano de mandato”.
O evento realizado no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no centro da cidade, teve início às 9h com uma mesa de abertura formada pela presidente do CRC-RJ, Vitória Maria Silva; pelo controlador geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ), Antonio Cesar Lins Cavalcanti; pelo contador geral do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Iglesias; pela conselheira do CRC-RJ, Lílian Lima Alves; e pelo coordenador da Comissão da Área Pública do CRC-RJ, Gustavo Cretton.
Para a presidente do CRC-RJ, o encontro reafirma a posição do órgão de promover maior integração com a esfera pública. “Nunca o CRC-RJ esteve tão próximo dos colaboradores deste setor e quero destacar que nós estamos, realmente, empenhados em dar tudo aquilo que for necessário para que possamos fazer um bom trabalho”, ressaltou.
Corroborando a posição da presidente do CRC-RJ, a conselheira do órgão, Lílian Lima Alves, falou sobre a importância do seminário para reconhecer a profissão do contador: “É um privilégio hoje podermos trabalhar temas de tamanha importância para a valorização do profissional da Contabilidade, resultado que tanto almejamos alcançar”.
O coordenador da Comissão da Área Pública, Gustavo Cretton, também frisou o aspecto da troca de conhecimentos, uma vez que a “comissão existe com a intenção de realizar um intercâmbio de informações e contato entre os participantes”.
Já em sua fala, o controlador da CGM-RJ enfatizou a relevância do evento como espaço de discussão. “Quando se fala em Prestação de Contas, tem-se a ideia de ser um documento simples e grande dentro de uma rotina de trabalho, mas é algo além: é resultado de um esforço de 1 ano e 3 meses que deve ser valorizado não sendo apenas feito para cumprimento de legislação. E, hoje, temos a oportunidade de discutir este trabalho de grande relevância que tem como resultado um material que tem muito sangue, suor, lágrimas, discussão, dedicação e comprometimento dos profissionais envolvidos. Por isso, temos que valorizar a iniciativa do Conselho pela escolha desta abordagem e a Controladora agradece a oportunidade de estar presente, inclusive para vermos o que podemos adequar a nossa realidade para a melhoria constante da nossa Prestação de Contas”, afirmou.
Por sua vez, o contador geral do Estado, Francisco Iglesias, fez questão de salientar o papel do contador nesta dinâmica. “O profissional da área é responsável pela boa técnica e boa apresentação na Prestação de Contas, caso os números não sejam bons não é responsabilidade dele e sim da gestão”, declarou Iglesias.
Seguindo o cronograma de atividades, houve a palestra “A importância da Contabilidade na Prestação de Contas dos Prefeitos – Último mandato”, realizada pelo controlador geral do Município do Rio de Janeiro, Antonio César Lins Cavalcanti, com mediação de conselheira do CRC-RJ e membro da Comissão da Área Pública, Ana Luiza Pereira Lima.
Dando continuidade à agenda do dia, às 10h30 foi realizado o Painel “Trangressões à Lei de Responsabilidade Fiscal – Punições Fiscais e Penais”, que contou como painelistas a auditora substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Dra. Andreia Siqueira Martins e o procurador do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Dr. José Ricardo Parreira Castro. A mediação ficou a cargo da conselheira do CRCRJ, Lílian Lima Alves.
Durante à tarde, mais duas atividades foram realizadas. A primeira delas foi a palestra “Gestão Fiscal, Patrimonial e Financeira: Aspectos que merecem atenção no último ano de mandato”, ministrada pelo coordenador de contas de Governo dos Municípios (TCE-RJ), com mediação de Rosângela Pereira Ramos, membro da Comissão da Área Pública.
Em seguida, a plateia pode acompanhar o painel com tema “O papel do Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas dos Prefeitos”, composto pelo secretário de Planejamento e Finanças do Ministério Público (MPRJ), Marcelo Vieira de Azevedo e a coordenadora de Controle Interno de Piraí, Lenilda Braga Rodrigues Porto da Silva, sendo a mediadora Márcia Vasconcellos Carvalho, membro da Comissão da Área Pública.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social (CGM-RJ)
E-mail: acs.cgm@pcrj.gov.br / acs.controladoria@gmail.com
Telefone: 21 2976-1515