Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rio de Janeiro: CGM implementa nova estrutura para aprimorar processos de auditoria
A CGM-RJ consolidou recentemente mudanças na estrutura organizacional de sua Auditoria Geral (ADG) envolvendo as Coordenadorias de Auditoria (CADs), divisões administrativas diretamente responsáveis pelas auditoria nos órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os trabalhos por elas executados são planejados pela ADG de acordo com uma matriz de risco desenvolvida pela CGM, na qual cada órgão recebe uma classificação como de “baixo”, “médio” ou “alto” risco.
Atuação das CADs
Até 2013 as auditorias de todos os órgãos municipais eram alocadas nas Coordenadorias segundo o tipo de processo de auditoria. Ou seja, processos de auditoria diferentes relativos a um mesmo órgão podiam ser realizados por diferentes CADs.
Apesar dessa metodologia ter se mostrado eficaz para a maioria dos casos, percebeu-se que para os órgãos considerados de alto risco era necessário uma abordagem articulada e que fornecesse uma visão global. Por conta disso, a partir deste ano, cada órgão desses foi fixado em uma coordenadoria específica, que passou a ser responsável de modo exclusivo por todos os seus processos de auditoria. As análises realizadas nos órgãos classificados como de “baixo” ou “médio” risco continuam obedecendo à metodologia anterior.
A condição necessária desse processo foi a fixação dos auditores nas CADs (o que não ocorria antes), pois permitirá uma especialização dos mesmos nos órgãos de alto risco que lhes forem designados e garantirá um tratamento mais consistente do conhecimento adquirido ao longo do tempo por cada CAD.
A Gerência de Planejamento
Outra mudança importante foi a transformação da Assessoria de Planejamento e Controle das Auditorias em Gerência (PLA), refletindo melhor sua atuação.
Para exercer seu papel, a PLA conta com uma elaborada metodologia de gerenciamento que permite a análise de informações para a elaboração do planejamento e alocação dos técnicos.
———————————————-
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Margarete Ramos
Assessoria de Comunicação Social da CGM-RJ
Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro
Prefeitura
21-2976-1515 / 99943-9905