Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Resolução do Conaci aprova Manual produzido pela CGU como referencial técnico para as controladorias
Durante a última Reunião Técnica do Conaci (RTC), em Fortaleza, foi aprovado, por meio da Resolução nº 007/2019, o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), como referencial técnico a ser utilizado no âmbito dos órgãos integrantes do Conselho Nacional de Controle Interno. O objetivo é promover o alinhamento das normas de auditoria interna governamental brasileiras com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF), do Instituto dos Auditores Internos (IIA).
O Manual reúne conceitos e orientações destinadas a prover suporte técnico e padronização operacional dos trabalhos de auditoria interna governamental, em pleno alinhamento às melhores práticas de auditoria aplicadas em todo o mundo. Segundo o auditor da CGU, Sergio Filgueiras, “o Manual não inova, não inventa, não estabelece procedimentos novos. Ele buscou convergir o que havia de mais consagrado na doutrina e nas normatizações internacionais, mas sempre com o cuidado de promover as adaptações necessárias de acordo com a nossa realidade. A validação do Manual pelo Conaci representa um grande diferencial para seus filiados”, afirma.
Por meio da resolução estabelecida busca-se garantir uniformidade e integração na atuação da auditoria governamental.