Rede de Controle de Mato Grosso visita obra do estádio da Copa do Mundo de 2014

Representantes de órgãos e entidades integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso visitaram, nesta quarta-feira (6), o canteiro de obras do estádio Arena Pantanal, um dos principais projetos para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, em Cuiabá. Eles foram recepcionados pelo secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações, Alysson Sander, e técnicos das empresas responsáveis pela execução da obra.

O coordenador-geral da Rede de Controle e secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), José Ricardo Tavares Louzada, explicou que a visita teve como finalidade atualizar as informações acerca das obras, conhecendo, assim, o estágio do empreendimento e os detalhes do projeto em sua fase final. “A ideia foi instrumentalizar de informações as equipes técnicas formadas por engenheiros, auditores federais e estaduais e profissionais com formação econômico-financeira para atuação em suas respectivas pastas”, observou.

O secretário Maurício Guimarães destacou a importância da atuação preventiva da Rede de Controle em relação aos projetos do mundial de futebol em prol da melhor aplicação dos recursos públicos e da melhor utilização das obras pós-Copa. “Orientações e sugestões vindas de técnicos especializados nas diversas áreas podem nos ajudar em eventuais correções, durante a execução, para evitar, depois da obra feita, retrabalho e desperdício de dinheiro público”, comentou.

O titular da Secopa informou que tem interesse na realização de encontros de forma mais sistemática entre as equipes de trabalho, as empresas e os órgãos de controle. “Em reuniões e visitas como essa, saem sugestões ou visões que não tínhamos observado e que, no futuro, poderiam impactar em desperdício de recurso público. Conforme as obras vão chegando à reta final, as questões vão se afunilando e precisamos estar mais perto dos órgãos de controle para haver, caso preciso, uma correção mais em tempo e ajustada”, afirmou.

Estiveram na visita representantes da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal do Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além do Ministério Público de Contas (MPC).

SOBRE A REDE

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso foi constituída em 2010 por órgãos da administração pública com funções de fiscalização, controle e defesa do patrimônio público. Tem como objetivos desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos agentes públicos para conferir maior efetividade à gestão pública.

Além da AGE-MT, do Crea-MT, da CGU, do MPE, do MPF, do TCE e do TCU, integram o fórum as seguintes instituições: Advocacia Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Polícia Federal, Receita Federal do Brasil (RFB) e Secretaria de Estado de Casa Civil. O Ministério Público de Contas foi convidado a compor o colegiado e deve formalizar a adesão em breve.

 ————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
 

Texto: Ligiani Silveira – ASCOM AGE/MT

Crédito da foto: Ligiani Silveira/ Assessoria de Comunicação da AGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208

Site:  www.auditoria.mt.gov.br