Fortaleza, 10 de dezembro de 2025
RECIGP realiza 30ª Reunião Ordinária com foco em integridade, governança e boas práticas municipais
Encontro híbrido reuniu representantes estaduais e municipais do Ceará
A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) promoveu, na segunda-feira, sua 30ª Reunião Ordinária, realizada de forma híbrida e reunindo representantes municipais e estaduais em um encontro voltado ao fortalecimento da integridade, da transparência e do aprimoramento dos mecanismos de controle interno no Ceará.
A abertura foi conduzida pela secretária da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM-Fortaleza) e coordenadora da RECIGP, Silvia Correia. Também participaram da mesa de abertura o secretário-executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Marconi Lemos; o representante da Controladoria-Geral do Município de Horizonte, Jeifferson Menezes; e a controladora-geral do Município de Eusébio, Roberta Castro.
Em sua fala inicial, Silvia Correia destacou conquistas importantes alcançadas ao longo do ano pela Rede:
“Hoje encerramos mais um ciclo anual de conquistas da nossa Rede Estadual de Controle Interno. Destaco a premiação dos 156 municípios cearenses com o Selo de Qualidade em Transparência da ATRICON, dos quais 73 fazem parte da Rede. Parabéns a todos!”
A programação contou com três apresentações que abordaram temas estratégicos para o fortalecimento do controle interno no Estado.
O representante da CGU-CE, Edilberto Barreto, chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção, apresentou o Programa Time Brasil, destacando sua contribuição para o aprimoramento da gestão pública e para o fortalecimento das ações de prevenção e combate à corrupção.
Em sua fala, Edilberto ressaltou a relevância da Rede:
“A Rede de Controle Interno da Gestão Pública do Ceará, em grande medida capitaneada pela Controladora-Chefe da CGM Fortaleza, Silvia Correia, tem sido uma indutora de conhecimentos. Percebo que os temas debatidos na Rede vêm contribuindo para desenvolver e aperfeiçoar os órgãos de controle municipais no nosso Estado.”
A terceira apresentação foi conduzida pela controladora-geral do Município de Eusébio, Roberta Castro, que apresentou boas práticas implementadas no município, evidenciando avanços que podem servir de referência para outras administrações.
Roberta destacou a importância do encontro para a troca de experiências entre gestores:
“Eusébio se sentiu muito lisonjeado de receber a Rede. Essa integração entre os controladores traz novos insights e novas perspectivas. Muitas vezes enfrentamos dificuldades semelhantes, e é muito bom contar com o apoio de técnicos que já passaram pela mesma situação. A Rede nos proporciona essa troca de experiência e conhecimento, ajudando para que boas práticas deem certo dentro do nosso município. Isso também enriquece o banco de dados da própria Rede, pois ao compartilharmos informações, outros municípios podem usufruir do que já vem funcionando, aprimorar e aplicar em seus contextos.”

A Diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, Cristine Ganzenmüller, também reforçou o papel estratégico da RECIGP no cenário estadual e nacional:
“O objetivo da Rede é propiciar a articulação e a cooperação técnica entre os diversos entes federativos, criando um espaço colaborativo de compartilhamento das melhores práticas e de capacitação técnica na temática da Lei Anticorrupção, inclusive sob a perspectiva de fomentar a integridade privada e a ética nos negócios.”
A 30ª Reunião Ordinária reforçou o compromisso da RECIGP com o intercâmbio de experiências, a qualificação técnica contínua e a consolidação do sistema de controle interno no Ceará. A realização híbrida ampliou a participação dos entes municipais e fortaleceu o alinhamento regional em torno das pautas de integridade, governança e transparência.
Fonte:
CGM-Fortaleza